Coluna Capital S/A, por Jéssica Eufrásio (interina)
Termina hoje (31/1) o prazo para os brasilienses indicarem os créditos do programa Nota Legal para abatimento no IPTU ou no IPVA — nos dois casos, é necessário ser proprietário do imóvel ou automóvel. Após o processo, efetuado pelo site notalegal.df.gov.br, o contribuinte poderá imprimir o boleto atualizado do imposto, com o valor do desconto incluso. Brasilienses que não tiverem bens no próprio nome poderão receber a quantia acumulada em dinheiro, a partir de junho.
Débitos de exercícios anteriores
No ano passado, a Secretaria de Economia permitiu que consumidores com tributos em atraso fizessem as indicações. No entanto, o abatimento recai, automaticamente, sobre os impostos em aberto há mais tempo. Até ontem, mais de 201 mil pessoas haviam escolhido como aplicar os créditos. Dos R$ 42 milhões especificados pelos participantes, R$ 938 mil se destinam ao pagamento de IPVA ou IPTU de exercícios anteriores a 2022.
Desde que o serviço de bicicletas compartilhadas voltou para o Distrito Federal, em outubro, a quantidade de cadastros mais que dobrou. Atualmente, Brasília tem 30 estações com 200 bikes disponibilizadas pela Tembici, em parceria com a Secretaria de Transporte e Mobilidade. O contrato prevê mais 300 delas, que ficarão distribuídas entre um total de 70 pontos. Depois de concluída essa etapa, a empresa estudará a possibilidade de ampliação do sistema para outras regiões administrativas.
Retiradas e devoluções
A Tembici não divulga a quantidade em números absolutos, mas calculou um crescimento de 156% no total de usuários em três meses. As estações mais movimentadas, segundo a companhia, ficam no Parque na Cidade, na 209 Norte e na 406 Norte.
Programa procura soluções sustentáveis para o cerrado
As inscrições de startups no terceiro ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado (PSSC) terminam no próximo dia 9. A iniciativa, resultado de parceria entre o Land Innovation Fund e a AgTech Garage com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), visa fomentar a inovação e o empreendedorismo para conservação da vegetação nativa em propriedades rurais instaladas nesse bioma.
Investimento de R$ 2 milhões
As soluções devem contribuir com a restauração do cerrado por meio de mecanismos financeiros que gerem receita sem desflorestação, que reduzam o desmatamento e que incluam o desenvolvimento de serviços ambientais, o uso sustentável da terra, bem como o monitoramento do solo. O PSSC oferecerá mentorias, acompanhamento de especialistas e pesquisadores, além de R$ 2,2 milhões para investimento nos projetos das startups selecionadas, com possibilidade de mais aportes a partir do interesse de parceiros.
Da biologia para uma vivência gastronômica
Criar experiências incríveis por meio da produção de bolos únicos é como Beatriz Furtado, 23 anos, define o negócio ao qual deu início em junho de 2020. O cenário pandêmico e a impossibilidade de dar continuidade às atividades de rotina levaram a bióloga a explorar um campo completamente diferente da área que escolheu para se graduar. Da necessidade de fazer um curso para aprender receitas devido a uma intolerância alimentar e do gosto pelas relações sociais proporcionadas pela culinária, surgiu a Bia Furtado Confeitaria Artesanal.
Preferência pelo natural
Os recursos para início da empreitada vieram de uma reserva que a jovem juntou graças ao dinheiro do estágio. Com o tempo, o retorno do negócio permitiu a ela investir em outros cursos e garantir o uso de alimentos de qualidade na produção — um dos diferenciais da confeiteira, que elabora tudo por conta própria: desde geleias de frutas a extrato de baunilha feito com favas verdadeiras da planta. “Costumo acompanhar (o que é feito em) confeitarias internacionais. A brasileira é muito focada no leite condensado, por exemplo. Por isso, quero que a experiência do cliente seja a mais natural possível, sem (consumo de) produtos com aditivos químicos, com a menor quantidade de açúcar possível e os melhores ingredientes”, destaca.
Tempo e proximidade
Atualmente, Beatriz atende apenas pedidos por encomenda, com retirada em Águas Claras. Mas, neste ano, a meta é aumentar o alcance da marca e, posteriormente, abrir uma loja física da empresa. “O que me encanta nesse ramo é a possibilidade de doar meu tempo para cozinhar e deixar alguém feliz. Eu ofereço o que tinha em mente desde o início: um atendimento personalizado, com acompanhamento antes, ao longo e depois da produção. A confeitaria me proporciona essa proximidade”, completa a jovem. Para conhecer o trabalho, confira o Instagram @biasfurtado.
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