STF julga constitucional lei do DF que perdoa dívidas de ICMS

Compartilhe

Por Samanta Sallum.

O Supremo julgou constitucional a possibilidade de que os estados e o Distrito Federal perdoem dívidas tributárias decorrentes de benefícios fiscais, implementados na chamada guerra fiscal do ICMS, mesmo que, posteriormente, tenham sido declarados inconstitucionais. A decisão ocorreu na sessão do dia 17 de dezembro.

O recurso foi interposto pelo Ministério Público do DF contra acórdão do TJDFT que tinha julgado válida a Lei Distrital 4.732/2011. A norma perdoou créditos de ICMS originados da Lei Distrital 2.483/1999. Esta, sim, considerada inconstitucional pelo STF.

Divergência com o MP

As leis, que concediam os benefícios fiscais, foram declaradas inconstitucionais porque nesse caso não tiveram a aprovação prévia dos demais estados, como exigido pela Constituição Federal.
Para o MPDFT, o perdão da dívida tributária significa fraude praticada por meio de lei, convalidando os benefícios declarados inconstitucionais.
Autorização do Confaz
Em seu voto, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo, observou que, após as declarações de inconstitucionalidade das leis anteriores, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou, em dezembro de 2011, que o Distrito Federal suspendesse a exigibilidade dos créditos de ICMS oriundos da diferença entre o regime normal de apuração e os benefícios fiscais, permitindo a remissão desses créditos tributários.

Segurança jurídica

Barroso salientou que a Lei 4.732/2011 resguarda a segurança jurídica de contribuintes que se instalaram no Distrito Federal, usufruindo de benefícios fiscais concedidos por meio de lei aprovada pela Câmara Distrital. “É constitucional a lei
estadual ou distrital que, com amparo em convênio do Confaz, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.”
samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Fecomércio/DF define chapa única para reeleição de presidente

Por SAMANTA SALLUM  Foi concluído o processo eleitoral dos sindicatos empresariais do setor terciário do…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Biodiversidade da Amazônia com a sofisticação de Milão: a marca de Lucas Pinheiro

Por SAMANTA SALLUM  O campeão olímpico Lucas Pinheiro Braathen desponta com talento esportivo e também…

2 dias atrás
  • Sem categoria

BRB quer emitir novas ações para arrecadar R$ 8 bilhões

Por SAMANTA SALLUM  O Banco de Brasília convocou Assembleia Geral Extraordinária para 18 de março…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Presidente da CLDF quer incluir condições para uso de imóveis públicos em socorro ao BRB

A articulação para convencer deputados distritais a aprovarem ao projeto de lei de ajuda ao…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB cancela assembleia de acionistas que elegeria presidente de conselho

Balanço do exercício de 2025 terá de ser aprovado em abril Por SAMANTA SALLUM A…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão repudia imagem de evangélicos enlatados na Sapucaí

“Humilhação e preconceito”. Vice-governadora do Distrito Federal e parlamentares bolsonaristas reagiram ao desfile de escola…

3 semanas atrás