Por Samanta Sallum
O Iphan deu parecer contrário ao projeto Viva Centro, para revitalizar o Setor Comercial Sul. A principal proposta era tornar até 30% da área em residencial. O projeto já tinha sido aprovado em audiência pública e estava pronto para ser encaminhado pelo GDF à Câmara Legislativa.
Com a posição contrária do Iphan, o Viva Centro fica paralisado no momento. As entidades que representam o comércio da região e o governo local foram pegos de surpresa e com sentimento de indignação. Segundo eles, o Iphan já tinha sinalizado que aprovaria a ideia. Mas voltou atrás.
O órgão federal apontou que são necessários outros estudos técnicos com detalhamento mais aprofundado da proposta. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Mateus de Oliveira, lamentou a decisão do Iphan. Explicou que o GDF não vai desistir do projeto, mas que o processo ficará bem mais lento.
“Realizarei os estudos pedidos pelo Iphan. Isso já fazia parte do nosso plano de trabalho. Mas numa segunda fase. Agora, será preciso muito mais tempo. O Viva Centro é necessário para reverter o processo de degradação da área”, disse Mateus à coluna.
Segundo o secretário, a prioridade agora vai ser o PPCUB, Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília.
“A previsão é enviarmos à Câmara até dezembro”, apontou.
O Viva Centro é apoiado por entidades representativas do comércio que, inclusive, têm sede no Setor Comercial Sul, como Fecomércio-DF, Sindivarejista e Associação Comercial.
“A habitação é necessária lá para dar vida à região, durante à noite e também nos finais de semana. Introduzir um percentual de moradias não descaracterizaria o perfil do setor, que continuará sendo preponderantemente comercial“, argumenta o secretário de Habitação.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…