Iphan dá parecer contra residências no Setor Comercial Sul

Compartilhe

Por Samanta Sallum

O Iphan deu parecer contrário ao projeto Viva Centro, para revitalizar o Setor Comercial Sul. A principal proposta era tornar até 30% da área em residencial. O projeto já tinha sido aprovado em audiência pública e estava pronto para ser encaminhado pelo GDF à Câmara Legislativa.

Com a posição contrária do Iphan, o Viva Centro fica paralisado no momento. As entidades que representam o comércio da região e o governo local foram pegos de surpresa e com sentimento de indignação. Segundo eles, o Iphan  já tinha sinalizado que aprovaria a ideia. Mas voltou atrás.

O órgão federal apontou que são necessários outros estudos técnicos com detalhamento mais aprofundado da proposta. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Mateus de Oliveira, lamentou a decisão do Iphan. Explicou que o GDF não vai desistir do projeto, mas que o processo ficará bem mais lento.

“Realizarei os estudos pedidos pelo Iphan. Isso já fazia parte do nosso plano de trabalho. Mas numa segunda fase. Agora, será preciso muito mais tempo. O Viva Centro é necessário para reverter o processo de degradação da área”, disse Mateus à coluna.

Segundo o secretário, a prioridade agora vai ser o PPCUB, Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília.
“A previsão é enviarmos à Câmara até dezembro”, apontou.

O Viva Centro é apoiado por entidades representativas do comércio que, inclusive, têm sede no Setor Comercial Sul, como Fecomércio-DF, Sindivarejista e Associação Comercial.

“A habitação é necessária lá para dar vida à região, durante à noite e também nos finais de semana. Introduzir um percentual de moradias  não descaracterizaria o perfil do setor, que continuará sendo preponderantemente comercial“, argumenta o secretário de Habitação.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

BRB destitui diretora de Controle e Riscos;e envia nome de substituta ao BC

Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo  Por SAMANTA SALLUM …

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Efeito Mounjaro nas farmácias: engorda vendas; e prejuízos com assaltos

Empresas registraram milhões em perdas, no último ano, com a ação de quadrilhas que revendem…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB quer vender ativos recuperados junto ao Banco Master

Após polêmica sobre sinalização de aportes do governo do DF em socorro ao banco, BRB…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Sindicatos empresariais em período de eleições no sistema Fecomércio

Por SAMANTA SALLUM  Começou a rodada de eleições para a direção dos 27 sindicatos empresariais…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Presidente do Conselho Administrativo do BRB renuncia ao cargo

Por SAMANTA SALLUM  Em meio a um cabo de guerra dentro do BRB e depois…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Em clima tenso, presidente do BRB não abre mão de carta branca para trabalhar

Por SAMANTA SALLUM  Está em altíssima tensão o clima dentro do BRB, mais especificamente no…

1 semana atrás