0BAAC83E-4F2E-4E3D-B8B1-8186DC0FE3A9

Iphan dá parecer contra residências no Setor Comercial Sul

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum

O Iphan deu parecer contrário ao projeto Viva Centro, para revitalizar o Setor Comercial Sul. A principal proposta era tornar até 30% da área em residencial. O projeto já tinha sido aprovado em audiência pública e estava pronto para ser encaminhado pelo GDF à Câmara Legislativa.

Com a posição contrária do Iphan, o Viva Centro fica paralisado no momento. As entidades que representam o comércio da região e o governo local foram pegos de surpresa e com sentimento de indignação. Segundo eles, o Iphan  já tinha sinalizado que aprovaria a ideia. Mas voltou atrás.

O órgão federal apontou que são necessários outros estudos técnicos com detalhamento mais aprofundado da proposta. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Mateus de Oliveira, lamentou a decisão do Iphan. Explicou que o GDF não vai desistir do projeto, mas que o processo ficará bem mais lento.

“Realizarei os estudos pedidos pelo Iphan. Isso já fazia parte do nosso plano de trabalho. Mas numa segunda fase. Agora, será preciso muito mais tempo. O Viva Centro é necessário para reverter o processo de degradação da área”, disse Mateus à coluna.

Segundo o secretário, a prioridade agora vai ser o PPCUB, Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília.
“A previsão é enviarmos à Câmara até dezembro”, apontou.

O Viva Centro é apoiado por entidades representativas do comércio que, inclusive, têm sede no Setor Comercial Sul, como Fecomércio-DF, Sindivarejista e Associação Comercial.

“A habitação é necessária lá para dar vida à região, durante à noite e também nos finais de semana. Introduzir um percentual de moradias  não descaracterizaria o perfil do setor, que continuará sendo preponderantemente comercial“, argumenta o secretário de Habitação.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*