O Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu nota máxima, conceito 5, no processo de recredenciamento institucional promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação é conduzida por uma comissão instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).
“Este é o reconhecimento da excelência do nosso trabalho de transformar vidas por meio da educação. Esta nota é uma conquista de toda a comunidade acadêmica, professores, técnicos, colaboradores e estudantes, que estão ou que já passaram pela instituição nestes 13 anos de história. Mas também é uma conquista do DF, que acolheu de braços abertos o IFB no seu quadradinho e agora tem mais uma instituição pública de ensino com conceito máximo de qualidade”, destacou a reitora do IFB, Luciana Massukado (foto).
O processo avalia cinco dimensões dispostos no Sinaes: eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional; eixo 2 – Desenvolvimento Institucional; eixo 3 – Políticas Acadêmicas; eixo 4 – Políticas de Gestão; e eixo 5 – Infraestrutura. As notas são atribuídas em uma escada de 1 a 5, onde 5 é a nota máxima, 3 é positiva e as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.
O conceito tem validade por dez anos, até que uma nova avaliação seja feita.
Para atender à comissão de avaliação, que, devido à pandemia, adaptou as entrevistas, visitas e coleta de dados para o formato virtual, a Pró-reitoria de Ensino do IFB organizou uma força-tarefa coordenada pelo pesquisador institucional, Tiago Borges dos Santos, com a participação de diversos servidores da Reitoria e dos campi, além de estudantes.
O grupo foi responsável por fornecer informações, responder questionário enviado pelo Inep/MEC, reunir documentos comprobatórios das políticas e ações da instituição nos últimos cinco anos, além de conduzir a visita virtual dos avaliadores nos campi Brasília e Taguatinga, a fim de conhecerem as instalações, tais como laboratórios, bibliotecas e equipamentos.
A pró-reitora de Ensino, Veruska Machado, ressaltou a trajetória da instituição, que a cada ano aperfeiçoa seus processos, e o trabalho coletivo dos servidores para a conquista desta nota. “Seguiremos a todo vapor, pois, mesmo com o conceito máximo, o IFB precisar trabalhar no próximo período para melhorar os diversos apontamentos realizados pela comissão. O relatório de avaliação nos aponta caminhos para continuar impulsionando o crescimento da instituição. Importante é saber que estamos no caminho certo”, afirmou Veruska.
O processo, que gerou conceito máximo para o IFB, segue agora para a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC para análise e posterior publicação de portaria no Diário Oficial.
Informações sobre os cursos oferecidos em www.ifb.edu.br
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …