O Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu nota máxima, conceito 5, no processo de recredenciamento institucional promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação é conduzida por uma comissão instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).
“Este é o reconhecimento da excelência do nosso trabalho de transformar vidas por meio da educação. Esta nota é uma conquista de toda a comunidade acadêmica, professores, técnicos, colaboradores e estudantes, que estão ou que já passaram pela instituição nestes 13 anos de história. Mas também é uma conquista do DF, que acolheu de braços abertos o IFB no seu quadradinho e agora tem mais uma instituição pública de ensino com conceito máximo de qualidade”, destacou a reitora do IFB, Luciana Massukado (foto).
O processo avalia cinco dimensões dispostos no Sinaes: eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional; eixo 2 – Desenvolvimento Institucional; eixo 3 – Políticas Acadêmicas; eixo 4 – Políticas de Gestão; e eixo 5 – Infraestrutura. As notas são atribuídas em uma escada de 1 a 5, onde 5 é a nota máxima, 3 é positiva e as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.
O conceito tem validade por dez anos, até que uma nova avaliação seja feita.
Para atender à comissão de avaliação, que, devido à pandemia, adaptou as entrevistas, visitas e coleta de dados para o formato virtual, a Pró-reitoria de Ensino do IFB organizou uma força-tarefa coordenada pelo pesquisador institucional, Tiago Borges dos Santos, com a participação de diversos servidores da Reitoria e dos campi, além de estudantes.
O grupo foi responsável por fornecer informações, responder questionário enviado pelo Inep/MEC, reunir documentos comprobatórios das políticas e ações da instituição nos últimos cinco anos, além de conduzir a visita virtual dos avaliadores nos campi Brasília e Taguatinga, a fim de conhecerem as instalações, tais como laboratórios, bibliotecas e equipamentos.
A pró-reitora de Ensino, Veruska Machado, ressaltou a trajetória da instituição, que a cada ano aperfeiçoa seus processos, e o trabalho coletivo dos servidores para a conquista desta nota. “Seguiremos a todo vapor, pois, mesmo com o conceito máximo, o IFB precisar trabalhar no próximo período para melhorar os diversos apontamentos realizados pela comissão. O relatório de avaliação nos aponta caminhos para continuar impulsionando o crescimento da instituição. Importante é saber que estamos no caminho certo”, afirmou Veruska.
O processo, que gerou conceito máximo para o IFB, segue agora para a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC para análise e posterior publicação de portaria no Diário Oficial.
Informações sobre os cursos oferecidos em www.ifb.edu.br
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…