Por Samanta Sallum
Depois de dois mandatos presidindo o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese), o empresário Paulo Muniz passa hoje a gestão para Leonardo Oliveira de Ávila. Ambos atuam na construção civil. A sucessão representa uma continuidade, já que houve consenso para a escolha do novo presidente.
O vice-presidente permanece sendo o empresário Álvaro Silveira, por indicação da Fecomércio-DF. Muniz foi fundador, em 2017, da entidade, que é formada por 19 câmaras técnicas. O grupo é constituído por representantes de diversos segmentos do setor produtivo, de entidades setoriais, do meio acadêmico e da sociedade civil.
O DF que a gente quer
Um conjunto de 500 metas, para 2025, foi consolidado no projeto “O DF que a Gente Quer”. Dessas, 344 estão em estágio avançado de implementação pelo poder público. “82% foram atendidas ou estão em andamento, o que mostra a efetividade do nosso trabalho”, aponta Muniz. Entre elas: o fim da Difal, a reforma da W3, funcionamento das delegacias 24h, a redução do ICMS do setor de TI e a sanção da Luos.
Ibaneis como presidente de honra
O Codese tem uma atuação apartidária, mas o governador do DF é presidente de honra da entidade. Ibaneis Rocha será novamente empossado para a próxima gestão. Mas nenhum outro integrante do GDF tem cadeira no grupo. “Temos ótima interlocução com o governo local, que tem disposição em trabalhar junto com o setor e nos ouvir. Mas somos totalmente independentes”, afirma Muniz.
Eixos de desenvolvimento
Ele avalia que o legado mais importante desse período foi resgatar o planejamento estratégico do Distrito Federal, ancorado na realização do potencial da região. Aponta três eixos para a capital se desenvolver: consolidar-se como polo logístico, investir no turismo e fomentar a indústria da tecnologia. “Não podemos perder mais tempo. Temos de ser o centro do país na área da tecnologia. O governo federal, por si só, já é o maior cliente do país desses serviços e está sediado aqui”, destaca.
Pauta para candidatos ao Buriti
Preparar a próxima pauta do Codese para apresentar aos concorrentes ao Palácio do Buriti, no ano que vem, será a missão do novo presidente do Codese, Leonardo de Ávila. Nas eleições passadas, a entidade realizou um debate com a presença de nove candidatos e todos assinaram o compromisso de atender as metas do Conselho para o DF.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …