“Estaremos fadados à falência e ao desemprego. Nos deixem sobreviver “, diz CDL a Ibaneis

Compartilhe

Por Samanta Sallum

“Estaremos fadados à falência e ao desemprego”, afirmou hoje o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, Wagner da Silveira. A entidade engrossou o coro de apelos do setor produtivo ao GDF para flexibilizar o decreto de lockdown. Enviou documento hoje ao governador Ibaneis Rocha pedindo uma série de medidas de socorro aos comerciantes. “Nos deixem sobreviver, precisamos que o senhor governador seja sensível ao que estamos passando”, reforçou Wagner.

A CDL também está em contato com os administradores dos shoppings para que flexibilizem a cobrança dos aluguéis dos lojistas em razão das medidas restritivas ao comércio.

“As micro e pequenas empresas enfrentam grandes dificuldades. Os prejuízos só se acumulam. O setor produtivo necessita do apoio do Poder Público e de todas as partes com ações mais efetivas que possibilitem a sobrevivência dos lojistas e, consequentemente, a preservação dos empregos”, ressalta o documento da CDL enviado ao GDF e aos shoppings.

A entidade pede inclusive o fim dos pontos facultativos este ano, a permanência da lei seca e a ampliação do horário de funcionamento do comércio para se evitarem aglomerações.

Medidas pleiteadas pela CDL no DF:

  • Reabertura dos shopping centers às 10h e o fechamento às 21h, evitando, assim, a concentração de pessoas em um único horário determinado;
  • Funcionamento do comércio de rua das 9h às 21h;
  • Funcionamento de bares e restaurantes até as 22h, cabendo fiscalização e punição rigorosas;
  • Isenção de pagamento pela ocupação de áreas públicas para todos os segmentos;
  • Parcelamento do IPTU para todos os lojistas que ficaram fechados;
  • Postergação do pagamento do Simples Nacional para o segundo semestre;
  • Lei seca para venda de bebidas alcoólicas após as 22h até as 6h;
  • Postergação dos prazos dos processos do DF Legal em relação aos programas de gerenciamento de resíduos sólidos e demais licenciamentos e taxas para o segundo semestre;
  • Isenção de multas sobre qualquer tributo do DF no mês de março de 2020;
  • Adoção de medidas de distanciamento em ônibus e metrô. Proibição de passageiros em pé em ônibus e limitação da quantidade de pessoas por vagão de metrô; e
  • Fim de ponto facultativo para os próximos feriados para desestimular aglomerações.
samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Fecomércio/DF define chapa única para reeleição de presidente

Por SAMANTA SALLUM  Foi concluído o processo eleitoral dos sindicatos empresariais do setor terciário do…

22 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Biodiversidade da Amazônia com a sofisticação de Milão: a marca de Lucas Pinheiro

Por SAMANTA SALLUM  O campeão olímpico Lucas Pinheiro Braathen desponta com talento esportivo e também…

23 horas atrás
  • Sem categoria

BRB quer emitir novas ações para arrecadar R$ 8 bilhões

Por SAMANTA SALLUM  O Banco de Brasília convocou Assembleia Geral Extraordinária para 18 de março…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Presidente da CLDF quer incluir condições para uso de imóveis públicos em socorro ao BRB

A articulação para convencer deputados distritais a aprovarem ao projeto de lei de ajuda ao…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB cancela assembleia de acionistas que elegeria presidente de conselho

Balanço do exercício de 2025 terá de ser aprovado em abril Por SAMANTA SALLUM A…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão repudia imagem de evangélicos enlatados na Sapucaí

“Humilhação e preconceito”. Vice-governadora do Distrito Federal e parlamentares bolsonaristas reagiram ao desfile de escola…

2 semanas atrás