“Estaremos fadados à falência e ao desemprego. Nos deixem sobreviver “, diz CDL a Ibaneis

Compartilhe

Por Samanta Sallum

“Estaremos fadados à falência e ao desemprego”, afirmou hoje o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, Wagner da Silveira. A entidade engrossou o coro de apelos do setor produtivo ao GDF para flexibilizar o decreto de lockdown. Enviou documento hoje ao governador Ibaneis Rocha pedindo uma série de medidas de socorro aos comerciantes. “Nos deixem sobreviver, precisamos que o senhor governador seja sensível ao que estamos passando”, reforçou Wagner.

A CDL também está em contato com os administradores dos shoppings para que flexibilizem a cobrança dos aluguéis dos lojistas em razão das medidas restritivas ao comércio.

“As micro e pequenas empresas enfrentam grandes dificuldades. Os prejuízos só se acumulam. O setor produtivo necessita do apoio do Poder Público e de todas as partes com ações mais efetivas que possibilitem a sobrevivência dos lojistas e, consequentemente, a preservação dos empregos”, ressalta o documento da CDL enviado ao GDF e aos shoppings.

A entidade pede inclusive o fim dos pontos facultativos este ano, a permanência da lei seca e a ampliação do horário de funcionamento do comércio para se evitarem aglomerações.

Medidas pleiteadas pela CDL no DF:

  • Reabertura dos shopping centers às 10h e o fechamento às 21h, evitando, assim, a concentração de pessoas em um único horário determinado;
  • Funcionamento do comércio de rua das 9h às 21h;
  • Funcionamento de bares e restaurantes até as 22h, cabendo fiscalização e punição rigorosas;
  • Isenção de pagamento pela ocupação de áreas públicas para todos os segmentos;
  • Parcelamento do IPTU para todos os lojistas que ficaram fechados;
  • Postergação do pagamento do Simples Nacional para o segundo semestre;
  • Lei seca para venda de bebidas alcoólicas após as 22h até as 6h;
  • Postergação dos prazos dos processos do DF Legal em relação aos programas de gerenciamento de resíduos sólidos e demais licenciamentos e taxas para o segundo semestre;
  • Isenção de multas sobre qualquer tributo do DF no mês de março de 2020;
  • Adoção de medidas de distanciamento em ônibus e metrô. Proibição de passageiros em pé em ônibus e limitação da quantidade de pessoas por vagão de metrô; e
  • Fim de ponto facultativo para os próximos feriados para desestimular aglomerações.
samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Não dá mais para populismo. Quem vai pagar a conta de tantos absurdos?”, desabafa presidente da CNI

Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal em colisão com o STF provoca turbulência contábil em empresas

Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…

2 dias atrás
  • Sem categoria

O Natal polarizado das Havaianas: como a disputa política se manifesta em marcas e empresas

Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal alerta donos de imóveis sobre novas regras tributárias

Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório  Por…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Distritais aprovam reajuste do IPVA, em sessão extraordinária

Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei  foi necessário…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja como será usado o 13o salário pela maioria dos trabalhadores

Coluna Capital S/A  Por SAMANTA SALLUM  A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…

1 semana atrás