A Secretaria de Economia do Distrito Federal desmentiu que vai aumentar as alíquotas de ICMS que incidem sobre os combustíveis. O órgão afirmou que são falsas as informações de que haveria alteração da tabela.
No DF, a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) incidente sobre a gasolina é de 28%, e sobre o diesel é de 15%, conforme a Lei 1.254/96. Como é um valor percentual, varia de acordo com o preço cobrado pelos postos de gasolina. Ou seja, se os estabelecimentos aumentam ou diminuem o preço do combustível, continuam-se cobrando 28% ou 15% de imposto sobre esse preço.
Tabela de 2015
A alíquota de 28% da gasolina e de 15% do diesel de ICMS sobre os combustíveis não sofre alteração desde 2015, quando a Câmara legislativa aprovou o aumento da alíquota de ICMS de 25% para 28% da gasolina e de 12% para 15% sobre os combustíveis, o que só passou a ser praticado no ano seguinte, em 2016.
Para o cálculo do valor em real desses 28% ou 15%, é verificado a cada 15 dias o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) dos combustíveis cobrados no DF. Se houver uma diferença nesse preço médio, o valor em real muda na mesma proporção.
O objetivo da pesquisa quinzenal é exatamente ter um preço médio que seja o mais próximo possível dos preços praticados. O valor base é variável conforme o preço médio cobrado nos postos. Isso também atende a um princípio da legislação do ICMS, que determina que a base de cálculo seja o preço de comercialização da mercadoria.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…