Por Samanta Sallum
Lideranças empresariais se mobilizam para arrecadar material e medicamentos destinados à rede pública de saúde na capital federal. A campanha está sendo realizada pelo comitê de saúde grupo Mulheres do Brasil. A cofundadora do Sabin Janete Vaz, e a CEO da Pinheiro Ferragens, Janine Brito, estão empenhadas no movimento para ajudar os profissionais de saúde que estão na linha de frente na guerra contra o coronavírus.
“É uma ação preventiva, não podemos permitir que aconteça na capital federal o que ocorreu em Manaus. Não podemos ficar apenas discutindo de quem é a culpa. A sociedade civil e, nós, empresas, temos de colaborar para a solução. O que não devemos é ficar parados esperando que o pior aconteça”, ressalta Janete Vaz.
Vidas não podem esperar
Máscaras, capotes de proteção e luvas são itens básicos que vão ser doados, entre outros. Janete e Janine estão mobilizando diversos setores empresariais do DF para participarem. “Nós do setor de material de construção estamos, por meio do nosso sindicato e associação, unindo esforços para ajudar. É preciso socorrer quem socorre os pacientes. Vidas não podem esperar”, afirma Janine Brito.
Menos burocracia e mais rapidez
A médica Karimi Amaral, que trabalha no HRT, é uma das diretoras do comitê de saúde do grupo Mulheres do Brasil no DF. Ela está fazendo o levantamento do que as regionais de saúde precisam. “No momento, a saúde pública precisa deste braço não governamental para ajudar, para garantir os insumos necessários ao atendimento dos pacientes, de forma mais rápida. A burocracia do estado não acompanha a urgência dos prontos socorros”, explica a médica.
Costureiras voluntárias
Na semana passada, a campanha pediu a ajuda de costureiras voluntárias para confeccionar os capotes de proteção a serem usados pelos profissionais de saúde. Em 24 horas, mais de 500 se inscreveram.
É preciso ter consciência
Como um vírus que morre com água, sabão e álcool parou o mundo? O questionamento foi de uma funcionária de Janete Vaz, conta ela. “Realmente, é impressionante. O que mais precisamos neste momento é da consciência das pessoas. Que protejam a si e ao próximo com o isolamento social, uso da máscara e higienização das mãos”, reforça Janete. Ela alerta que a contaminação está avançando numa faixa etária menor, mais jovem, entre 30 e 50 anos. “Não podemos brincar com esse vírus.”
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…