Os impactos econômicos da pandemia da Covid-19 têm atingido as brasileiras. Mas as empreendedoras resistem e se reinventam. São 8,6 milhões de mulheres donas do próprio negócio no Brasil. Na capital federal, 120 mil, segundo o Sebrae. Elas geram empregos e um movimento que aquece a economia com bem-estar social.
Para celebrar a liberdade
Criar um ambiente acolhedor e seguro, onde mulheres possam celebrar os bons momentos da vida. Esse foi o objetivo das amigas Luara Corrêa, de 32 anos, Iraguaci Cordeiro, de 41, Marcella Melo e Daphinie Torquato, ambas de 28, ao fundarem o Barziin Gastrobar, na 413 Norte. Um espaço que vem ganhando projeção no cenário boêmio brasiliense graças a uma carta de drinques variada, boa comida e um ambiente descolado.
O empreendimento ganhou forma há quase dois anos. Elas estavam cansadas de ir a locais onde a comida era ruim ou o atendimento não era satisfatório, e decidiram criar um espaço que qualquer mulher pudesse frequentar para se divertir, ou mesmo para assistir a um jogo de futebol, sem se sentir julgada.
Onde tudo seria bom
“Certo dia, comentamos, brincando, sobre abrir um bar nosso, onde tudo seria bom. A essência do local veio disso: atendimento, comida e bebida. Então, a gente exige que essa tríade seja perfeita”, conta Luara Corrêa. Mas elas fazem questão de dizer que o Barziin não é um ambiente exclusivo para mulheres.
Parceria com o Sebrae
Luara e Marcela são formadas em direito, e as outras duas sócias, Daphinie e Iraguaci, chefs de cozinha do curso técnico de gastronomia da Faculdade Senac. A empresa recebeu importante apoio do Sebrae-DF nas áreas de análise e planejamento financeiro, melhoria de layout produtivo e adequação da operação do delivery.
A rasteira da pandemia
“Quando a pandemia chegou, nós estávamos no auge. Tínhamos adquirido a terceira loja e o escritório, ou seja, ampliamos bem na época. Foi uma rasteira”, lembra Luara.
Mas elas deram um jeito e se reinventaram.
“O que aprendemos em meses de pandemia foi mais do que em um ano de bar aberto.”
Drinks em casa
As empresárias abriram o serviço de entrega e inovaram ao criar o delivery de drinks. Começaram a testar embalagens e formas de levar os drinks até a casa dos clientes. Eles escolhem e recebem um kit de ingredientes com o passo a passo para preparar o coquetel onde estiverem.
A ideia deu tão certo que empresas parceiras aderiram e passaram a realizar promoções. O Barziin Em Casa virou um sucesso total.
Inspiração para outras mulheres
O empreendedorismo feminino ajuda a transformar a sociedade, garantindo oportunidades para mulheres e para todas as pessoas ao seu redor. Além da autonomia financeira, mulheres empreendedoras rompem o ciclo de violência doméstica, construindo alternativas para sua realização pessoal e se tornando referências de superação e de inspiração para inúmeras outras.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…