Por Samanta Sallum
Mesmo com o clima tenso e de denúncias, está confirmada para sexta-feira a eleição a presidente da Fecomércio no Distrito Federal. Os dois candidatos, os empresários Ovidio Maia e José Aparecido, foram alvos de acusações, mas ainda sem conclusões. Apesar de não haver remuneração para exercer o cargo, o pleito está sendo bastante disputado, pois duas entidades importantes estão sob o guarda-chuva da Fecomércio: o Sesc e o Senac regionais.
Blindagem e fiscalização
Para garantir que as entidades do Distrito Federal não fossem utilizadas de forma inadequada no processo eleitoral, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) determinou uma gestão compartilhada. E está enviando dois observadores para acompanhar o pleito até sexta-feira.
O nome da CNC
As instâncias nacionais do Sesc e do Senac indicaram um representante para administrar as duas entidades regionais. O vice-presidente da CNC, Valdeci Cavalcante, foi designado para a missão.
Segue abaixo íntegra da entrevista do vice-presidente da CNC, Valdeci Cavalcante, à coluna Capital S/A.
Qual o motivo da intervenção da CNC na gestão da Fecomércio-DF por 90 dias ?
O presidente dos conselhos nacionais do Sesc e do Senac, José Roberto Tadros, diante de denúncias apresentadas e para garantir que o Sesc e o Senac do Distrito Federal não fossem utilizados de forma inadequada no processo eleitoral da Federação, determinou a vigência temporária do dispostivo da administração compartilhada. Assim, as instâncias nacionais das duas instituições indicam um representante para administrar o Sesc e o Senac regionais, de forma compartilhada com o presidente interino da Fecomércio, o 1º vice-presidente, Edson de Castro.
Não há, portanto, intervenção no Sesc e no Senac do DF, mas um regime temporário de administração compartilhada, visando garantir a lisura do processo eleitoral da Federação.
A CNC apoia algum candidato ?
A CNC não intervém nas federações que integram o Sistema Comércio, nem interfere em candidaturas que participam dos processos eleitorais das entidades. A Confederação apenas trabalha de forma coordenada com as entidades para que os processos eleitorais possam transcorrer de forma alinhada com os estatutos e para garantir que os candidatos concorrentes tenham conduta ilibada, ética e que cumpram com os requisitos necessários, como ser comerciantes há mais de dois anos e filiados a uma entidade sindical do comércio.
Qual o papel da CNC na condução do atual processo eleitoral ?
A CNC, como é de praxe, está enviando dois observadores para acompanhar o processo eleitoral.
O que muda no Sesc e no Senac ?
Os Conselhos Regionais do Sesc e do Senac continuam funcionando normalmente, tendo apenas um presidente temporariamente designado que vai administrar as duas instituições de forma compartilhada com o presidente interino da Fecomércio-DF.
A CNC vai tomar alguma providência sobre as denúncias em relação atuação dos dois candidatos: Ovídio Maia e José Aparecido ?
A Confederação já emitiu parecer, encaminhado ao presidente interino da entidade, Edson de Castro, sobre as denúncias apresentadas contra os candidatos José Aparecido da Costa Freire e Ovídio Maia.
O candidato José Aparecido foi denunciado por infringir o artigo 43 do Estatuto da Fecomércio-DF, homologado pela CNC, que determina a inelegibilidade do candidato quando há condenação por crime doloso transitada em julgado. O parecer da CNC também analisa a acusação de que o candidato teria omitido a informação dessa condenação transitada em julgado em declarações anteriores exigidas para participar de processos eleitorais na Fecomércio e na CNC, o que caracterizaria o crime de falsidade ideológica.
E sobre o caso de Ovídio Maia?
Em relação a compra do imóvel realizada pelo Senac-DF para modernização das instalações da instituição em Brasília, o próprio administrador temporário designado para o Sesc e o Senac em Brasília, Valdeci Cavalcante, já apresentou uma resolução do Conselho Nacional do Senac, aprovando toda a transação comercial, efetuada de acordo com o rigoroso processo técnico e administrativo, previsto nessas aquisições, nos níveis nacional e regional, não havendo nada que desabone o referido processo.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…