Por SAMANTA SALLUM
Uma guerra jurídica será deflagrada na corrida para a presidência da Fecomércio no Distrito Federal. A disputa ficou tensa depois que a Confederação Nacional do Comércio (CNC) decidiu intervir para impugnar a candidatura do empresário José Aparecido, presidente do Sindicato das Papelarias.
A direção da CNC aponta que Aparecido teria sido condenado pela Justiça por fraude em licitações realizadas entre 1997 e 2020 pela administração pública. Por isso , estaria impedido de exercer o cargo caso fosse eleito.
O empresário parecia estar ganhando força e seu grupo já contabilizava os 14 votos necessários para a eleição. Mas a CNC não vê com bons olhos a candidatura, que tem apoio do presidente em exercício da Fecomércio, Édson de Castro.
Outro nome forte para assumir a presidência seria o de Marco Tulio Chaparro, atual diretor regional do Sesc. Era homem de confiança do ex-presidente da entidade Francisco Maia, que faleceu há 9 dias deixando o cargo em aberto.
Chaparro, no entanto, não pôde concorrer por exercer a atual função no Sesc e estar licenciado do Sindicato das Empresas de Informática. O grupo que apoiaria Chaparro articulou a candidatura de Ovidio Maia, presidente do Sindicato das Imobiliárias.
Reação
“Não faz sentido agora esta reação da CNC. Eu não fui impedido em 2018 de assumir a vice- presidência da Fecomércio nem os conselhos do Sesc e Senac para o mandato até 2022. Por que agora não posso ser eleito presidente?”, rebateu Aparecido.
A CNC também decidiu assumir a gestão do Sesc e Senac no DF por 90 dias. Outra intervenção para impedir que o atual comando em exercício da Fecomércio tomasse medidas para beneficiar algum candidato.
Segundo o empresário, não existe condenação porque a denúncia foi prescrita e o nome dele foi envolvido de forma equivocada no caso. “Vou me defender, tomar as medidas jurídicas cabíveis para manter minha candidatura”, afirmou.
O lema de campanha dele é exatamente os anos de experiência que acumula no setor.
“Tenho profundo conhecimento do sistema de ponta a ponta, com 17 anos de atuação na entidade”, afirma. Desde 2014, é o vice-presidente administrativo e já fez parte do conselho fiscal da CNC, além de ser conselheiro do Sesc e do Senac nacional e local.
Cartão Material Escolar
Aparecido foi articulador do projeto do cartão material escolar em 2019. O benefício garante auxílio em dinheiro, pago pelo GDF, para que alunos da rede pública comprem cadernos, canetas e produtos escolares nas papelarias credenciadas. A medida ajudou financeiramente o setor com aquecimento das vendas.
Almoço de apoio
Um almoço ontem oficializou o apoio do presidente em exercício da Fecomércio, Edson de Castro, a José Aparecido. Castro aponta ser importante dar prosseguimento a projetos deixados por Francisco Maia. Entre eles, destaca a nova sede do Sesc em Brasília, na orla do Lago, próximo à Ponte JK, que vai ser um centro de capacitação profissional e também um polo de lazer e cultura para atender ao público
Eleição drive thru
A eleição para a presidência da Fecomércio no DF ocorrerá na próxima sexta–feira. O voto terá de ser presencial. Os 27 diretores da entidade deverão comparecer à sede, no Setor Comercial Sul. Para garantir a saúde dos eleitores, será possível votar de dentro do carro.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …