A força feminina para empreender

Compartilhe

As mulheres são responsáveis por 36% do total de empreendimentos no Distrito Federal, segundo o Sebrae. Ao todo, são 121 mil donas de negócios e cerca de 102 mil trabalham por conta própria. Para ajudar ainda mais o empreendedorismo feminino, a BPW Brasília-DF (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Brasília-DF) realizará com o Instituto Idheas Brasil o Seminário Mulheres Antenadas na Era “Figital’’: Novas Tecnologias, Empoderamento e Inclusão Social e Digital.

O evento, que tem apoio do Sindivarejista e da Setur, será promovido de 2 a 26 de fevereiro. Contará com palestras, oficinas, mesas-redondas e desfiles no Restaurante Mayer Sabores do Brasil, na 116 Sul. Tudo de acordo com a nova realidade, respeitando todos os protocolos de distanciamento e enfrentamento da Covid-19. A maior parte da programação será transmitida pelo YouTube. Por isso, será no formato “fisiodigital”, uma combinação de ações presenciais e virtuais.

O seminário vai gerar emprego e renda a fornecedores e prestadores de serviço envolvidos. Serão abertos 200 postos de trabalho. “Estou muito feliz e honrada em abrigar este evento que vai apoiar tantas mulheres”, diz a chef e empresária Keli Mayer.

Banco Mundial e Unesco

Está confirmada a participação de representantes do Legislativo, GDF, governo federal, OIT, Banco Mundial e Unesco; e de empresas locais, como Ferragens Pinheiro, Grupo Perboni, Grupo Exame, Brasília Trends Fashion Week, Capital Moto Week; além de associações de artesãs e pessoas com deficiência.

Rede de apoio

“Mesmo diante desse cenário de pandemia, não podemos parar. É importante incentivar a mulher de negócios a ter consciência da necessidade de se aprimorar, para melhor gerir sua vida. E também para a gente contribuir com a carreira de jovens empreendedoras”, ressalta Bernardeth Martins, presidente da BPW Brasília-DF.

Ela afirma que a independência financeira é uma forte aliada da mulher. “É o que dará força para sair da violência e das garras de um companheiro agressor. Daí a necessidade da capacitação e do conhecimento.”

Artesanato e inclusão

O DF tem,aproximadamente, 13 mil artesãos, segundo o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato. Desses, 87% são mulheres e 70% têm mais de 40 anos de idade.

Com a pandemia, elas precisam incorporar o trabalho ao ambiente digital, mas muitas ainda têm dificuldades. Diante dessa nova realidade, a Escola de Moda Fashion Campus vai qualificar 30 artesãs.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Comissão Cruls: livro celebra Brasília com diários inéditos sobre a saga à nova capital

Por SAMANTA SALLUM Diários inéditos do engenheiro Hastimphilo de Moura, integrante da Comissão Cruls, viraram…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão volta atrás e mantém Raquel Galvão no Iprev

Presidência do órgão é por mandato e atual gestora fica até junho. Por isso, há…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão troca comando do Iprev e do Inas

A crise do Banco de Brasília também atingiu o Iprev, que investiu R$ 6,5 milhões…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Deal Mode” no BRB: corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Então presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, era “mandatário”’de Daniel Vorcaro. Missão: fazer…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Depois de acesso à investigação sigilosa, Vorcaro mandou suspender propina a PHC

Por SAMANTA SALLUM  A teia de influência de Daniel Vorcaro em diversas esferas de Poder…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Itaú Unibanco confirma que vai comprar ativos do BRB

Bradesco também está na negociação. em consórcio e informou à CVM Por SAMANTA SALLUM  O…

7 dias atrás