674A382C-96E9-4517-AC6B-1AEFC2161079

A força feminina para empreender

Publicado em Sem categoria

As mulheres são responsáveis por 36% do total de empreendimentos no Distrito Federal, segundo o Sebrae. Ao todo, são 121 mil donas de negócios e cerca de 102 mil trabalham por conta própria. Para ajudar ainda mais o empreendedorismo feminino, a BPW Brasília-DF (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Brasília-DF) realizará com o Instituto Idheas Brasil o Seminário Mulheres Antenadas na Era “Figital’’: Novas Tecnologias, Empoderamento e Inclusão Social e Digital.

 

O evento, que tem apoio do Sindivarejista e da Setur, será promovido de 2 a 26 de fevereiro. Contará com palestras, oficinas, mesas-redondas e desfiles no Restaurante Mayer Sabores do Brasil, na 116 Sul. Tudo de acordo com a nova realidade, respeitando todos os protocolos de distanciamento e enfrentamento da Covid-19. A maior parte da programação será transmitida pelo YouTube. Por isso, será no formato “fisiodigital”, uma combinação de ações presenciais e virtuais.

 

O seminário vai gerar emprego e renda a fornecedores e prestadores de serviço envolvidos. Serão abertos 200 postos de trabalho. “Estou muito feliz e honrada em abrigar este evento que vai apoiar tantas mulheres”, diz a chef e empresária Keli Mayer.

 

Banco Mundial e Unesco

 

Está confirmada a participação de representantes do Legislativo, GDF, governo federal, OIT, Banco Mundial e Unesco; e de empresas locais, como Ferragens Pinheiro, Grupo Perboni, Grupo Exame, Brasília Trends Fashion Week, Capital Moto Week; além de associações de artesãs e pessoas com deficiência.

 

Rede de apoio

 

“Mesmo diante desse cenário de pandemia, não podemos parar. É importante incentivar a mulher de negócios a ter consciência da necessidade de se aprimorar, para melhor gerir sua vida. E também para a gente contribuir com a carreira de jovens empreendedoras”, ressalta Bernardeth Martins, presidente da BPW Brasília-DF.

 

Ela afirma que a independência financeira é uma forte aliada da mulher. “É o que dará força para sair da violência e das garras de um companheiro agressor. Daí a necessidade da capacitação e do conhecimento.”

 

Artesanato e inclusão

 

O DF tem,aproximadamente, 13 mil artesãos, segundo o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato. Desses, 87% são mulheres e 70% têm mais de 40 anos de idade.

 

Com a pandemia, elas precisam incorporar o trabalho ao ambiente digital, mas muitas ainda têm dificuldades. Diante dessa nova realidade, a Escola de Moda Fashion Campus vai qualificar 30 artesãs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*