As mulheres são responsáveis por 36% do total de empreendimentos no Distrito Federal, segundo o Sebrae. Ao todo, são 121 mil donas de negócios e cerca de 102 mil trabalham por conta própria. Para ajudar ainda mais o empreendedorismo feminino, a BPW Brasília-DF (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Brasília-DF) realizará com o Instituto Idheas Brasil o Seminário Mulheres Antenadas na Era “Figital’’: Novas Tecnologias, Empoderamento e Inclusão Social e Digital.
O evento, que tem apoio do Sindivarejista e da Setur, será promovido de 2 a 26 de fevereiro. Contará com palestras, oficinas, mesas-redondas e desfiles no Restaurante Mayer Sabores do Brasil, na 116 Sul. Tudo de acordo com a nova realidade, respeitando todos os protocolos de distanciamento e enfrentamento da Covid-19. A maior parte da programação será transmitida pelo YouTube. Por isso, será no formato “fisiodigital”, uma combinação de ações presenciais e virtuais.
O seminário vai gerar emprego e renda a fornecedores e prestadores de serviço envolvidos. Serão abertos 200 postos de trabalho. “Estou muito feliz e honrada em abrigar este evento que vai apoiar tantas mulheres”, diz a chef e empresária Keli Mayer.
Banco Mundial e Unesco
Está confirmada a participação de representantes do Legislativo, GDF, governo federal, OIT, Banco Mundial e Unesco; e de empresas locais, como Ferragens Pinheiro, Grupo Perboni, Grupo Exame, Brasília Trends Fashion Week, Capital Moto Week; além de associações de artesãs e pessoas com deficiência.
Rede de apoio
“Mesmo diante desse cenário de pandemia, não podemos parar. É importante incentivar a mulher de negócios a ter consciência da necessidade de se aprimorar, para melhor gerir sua vida. E também para a gente contribuir com a carreira de jovens empreendedoras”, ressalta Bernardeth Martins, presidente da BPW Brasília-DF.
Ela afirma que a independência financeira é uma forte aliada da mulher. “É o que dará força para sair da violência e das garras de um companheiro agressor. Daí a necessidade da capacitação e do conhecimento.”
Artesanato e inclusão
O DF tem,aproximadamente, 13 mil artesãos, segundo o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato. Desses, 87% são mulheres e 70% têm mais de 40 anos de idade.
Com a pandemia, elas precisam incorporar o trabalho ao ambiente digital, mas muitas ainda têm dificuldades. Diante dessa nova realidade, a Escola de Moda Fashion Campus vai qualificar 30 artesãs.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…