A vacina russa Sputinik V será fracionada e envasada na fábrica do grupo União Química em Guarulhos (SP). Mas o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) será produzido na unidade do Distrito Federal, em Santa Maria. E este processo começou na sexta-feira (15/01).
A Anvisa, no entanto, negou no sábado (16/01) pedido de uso emergencial da vacina Sputinik V, que foi a primeira registrada no mundo contra a COVID-19.
A União Química fechou contrato com o Fundo Soberano de Investimento da Rússia (Rdif) para transferência de tecnologia.
“Garantimos 10 milhões de doses, para este primeiro trimestre, com prioridade ao programa nacional de vacinação contra a Covid 19 do Governo Federal”, afirmou o diretor de negócios internacionais da União Química, Rogério Rosso. Isso antes de saber que a Anvisa neste sábado negou o registro por falta de informações suficientes.
500 milhões de pedidos
O Rdif, responsável pela produção, já tem pedidos em carteira de mais de 500 milhões de doses para o mundo todo . Porém a capacidade ainda é limitada.
A União Química assinou contrato com a Rússia para produzir as vacinas e abastecer a América Latina. Mas a prioridade é atender o Brasil. A empresa tem oito laboratórios no país e um nos EUA.
Emoção no retorno
A comitiva da União Química, que estava na Rússia há uma semana, já está retornando ao Brasil neste fim de semana.
“Foi Emocionante ver as pessoas sendo vacinadas aqui . Acompanhamos os resultados de perto, que estão sendo muito bons”, contou Rosso.
Cerca de 1,5 milhão de russos já foram imunizados. Bolívia , Sérvia e Bielorussia estão usando a Sputinik. E o Paraguai autorizou na sexta feira.
“O mais importante é que já começou a produção da vacina , do IFA( ingrediente ativo farmacêutico ) no Brasil. Somente a União Quimica no Brasil está iniciando a produção no país e em Brasíllia”, reforçou Rosso, que é ex-governador do DF.
Ele afirmou que espera poder se vacinar logo com a Sputinik.
“Existe aqui em Moscou uma lista de prioridades para o povo Russo. Quero me vacinar no Brasil, com a Vacina Sputinik V brasileira da União Química, quando for a minha hora na fila de espera pelos critérios do governo federal”, disse ai Correio antes do embarque de volta ao Brasil.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…