Sputinik V: produção no DF e em SP para América Latina

Publicado em Sem categoria


A vacina russa  Sputinik V será fracionada e envasada na fábrica do grupo União Química em Guarulhos (SP). Mas o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) será produzido na unidade do Distrito Federal, em Santa Maria. E este processo começou na sexta-feira  (15/01).

Anvisa, no entanto, negou no sábado (16/01)  pedido de uso emergencial da vacina Sputinik V, que foi a primeira registrada no mundo contra a COVID-19.

A União Química fechou contrato com o Fundo Soberano de Investimento da Rússia (Rdif) para transferência de tecnologia. 

“Garantimos 10 milhões de doses, para este primeiro trimestre, com prioridade ao programa nacional de vacinação contra a Covid 19 do Governo Federal”, afirmou o diretor de negócios internacionais da União Química, Rogério Rosso. Isso antes de saber que a Anvisa neste sábado negou o registro por falta de informações suficientes. 

500 milhões de pedidos

O Rdif, responsável pela produção, já tem pedidos em carteira de mais de 500 milhões de doses para o mundo todo . Porém a capacidade ainda é limitada.

A União Química assinou contrato com a Rússia para produzir as vacinas e abastecer a América Latina. Mas a prioridade é atender o Brasil. A empresa tem oito laboratórios no país e um nos EUA.

Emoção no retorno

A comitiva da União Química, que estava na Rússia há uma semana, já está retornando ao Brasil neste fim de semana.

“Foi Emocionante ver as pessoas sendo vacinadas aqui . Acompanhamos os resultados de perto, que estão sendo muito bons”, contou Rosso.

Cerca de 1,5 milhão de russos já foram imunizados. Bolívia , Sérvia e Bielorussia  estão usando a Sputinik. E o Paraguai autorizou na sexta feira.

“O mais importante é que já começou a produção da vacina , do IFA( ingrediente ativo farmacêutico ) no Brasil. Somente a União Quimica no Brasil está iniciando a produção no país e em Brasíllia”, reforçou Rosso, que é ex-governador do DF.

Ele afirmou  que espera poder se vacinar logo com a Sputinik.

“Existe aqui em Moscou uma lista de prioridades para o povo Russo. Quero me vacinar no Brasil, com a Vacina Sputinik V brasileira da União Química, quando for a minha hora na fila de espera pelos critérios do governo federal”, disse ai Correio antes do embarque de volta ao Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*