Em menos de 36 horas, a Anvisa devolveu o pedido de registro da Sputinik V, a vacina russa contra a Covid-19.
O grupo brasileiro União Química e o Fundo Soberano de Investimento da Rússia, “dono” da vacina, entraram ontem (15/1) com o pedido de uso emergencial da Sputinik V. Mas a Anvisa hoje negou por falta de informações técnicas suficientes para respaldar a autorização de uso.
A notícia foi divulgada enquanto a comitiva da indústria farmacêutica União Química está em meio à viagem de retorno da Rússia ao Brasil.
Os executivos da empresa estavam até então otimistas com a comercialização e o uso da vacina russa no Brasil. Tinham fechado contrato para garantir 10 milhões de doses da Sputinik até março. As fábricas da União Química no DF e em São Paulo estão preparadas para o início da produção.
A Anvisa devolveu o pedido da União Química, apontando que não atendia os requisitos mínimos para análise.
O Rdif, Fundo Soberano de Investimentos da Rússia, já tem pedidos em carteira de mais de 500 milhões de doses para o mundo
Cerca de 1,5 milhão de russos já foram imunizados com a Sputinik. Bolívia, Sérvia e Bielorússia também estão usando a vacina. E o Paraguai autorizou na sexta-feira.
Segundo o contrato entre a União Química e a Rússia, a empresa brasileira vai produzir vacinas para abastecer a América Latina. Mas a prioridade seria atender o Brasil. A empresa tem oito laboratórios no país e um nos EUA.
O grupo, no entanto, deve entrar com outro pedido de uso emergencial da vacina russa na Anvisa, acrescentando mais informações técnicas que possam convencer o governo brasileiro a liberar a Sputinik.
Duas comissões técnicas da União Química foram à Rússia na semana passada para fechar a parceria. Uma delas, a de industrialização, foi exatamente para colher informações que subsidiassem o pedido à Anvisa.
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…
Por Samanta Sallum O presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro…