Um empreendedor de Brasília transformou a paixão pela terra em voluntariado e negócio de sucesso. Juarez Martins, 59 anos, criou a Horta Linda. A empresa mostra que cultivar alimentos em casa é mais fácil do que parece, além de atender também grandes instituições.
Juarez chegou a Brasília há quase 40 anos, vindo do interior de Goiás. Entre suas memórias de infância, a horta cultivada pela mãe. Nunca esteve nos planos se dedicar a isso profissionalmente, apesar de ter formação em gestão ambiental. “Sou muito ligado à terra, mas as minhas hortas eram para o consumo da minha família”, conta.
Para aperfeiçoar suas técnicas de cultivo, ele procurou cursos no Sebrae no DF, na Embrapa e Emater. Na década de 1990, foi aluno no pioneiro curso de produção de húmus de minhocas, organizado pelo Sebrae no sindicato rural. E sua horta caseira chegou a ser destaque em programas de TV sobre agricultura.
Da dedicação pela terra, surgiu o projeto de voluntariado socioambiental Uma Horta em cada Porta, que ajuda comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo creches e asilos, a fazer hortas produtivas e terapêuticas. O projeto já passou por Ceilândia, Paranoá, Cidade Estrutural e outras cidades do Entorno do DF.
Quando se aposentou, em 2018, a paixão pela terra virou ideia de negócio. Surgiu a Horta Linda, empresa que hoje vende kits completos para criação de hortas, fornece consultorias, oficinas e até participa de eventos, mostrando que cultivar alimentos em casa não tem mistério.
A empresa se firmou no mercado e tem conquistado cada vez mais espaço. O resultado do esforço é um empreendimento sustentável e que cresce de maneira orgânica, assim como suas plantas.
“O que eu fazia de modo amador agora é feito de forma mais organizada e assertiva, isso trouxe cliente.”
Instagram: @hortalindabsb
O ministro Dário e a governadora do DF se falaram na segunda-feira por telefone Por…
Por SAMANTA SALLUM Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi…
Por SAMANTA SALLUM Empossada há algumas horas como governadora do Distrito Federal, Celina Leão, mandou…
Por SAMANTA SALLUM “Tempo”, coleção que marca os 36 anos da Avanzzo, chega às suas…
Marco Antônio Costa Júnior, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do DF, assume a presidência da…
Por SAMANTA SALLUM A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF concedeu,…