Empresárias cujas histórias estão no livro Empreendedoras de alta performance – Brasília se reuniram na última sexta-feira (23) numa casa de chá para celebrar e também tratar de assuntos sensíveis ao segmento.
O clima era de confraternização, mas elas não deixaram de tocar em pautas relevantes ao setor produtivo. Reforma tributária, insegurança jurídica no país — que provoca retração de investimentos — e a situação da mulher no mercado de trabalho.
“Foi uma grande responsabilidade selecionar essas mulheres para o livro. Tinham de ter força, garra, nome limpo. É preciso saber cair e levantar de novo. Ter aquela capacidade de lidar com empreendedorismo, algo que não é fácil”, disse Janine Brito, empresária à frente da Pinheiro Ferragens, que foi convidada a coordenar a edição do livro.
Homenagem à capital
O prefácio foi escrito por uma outra empresária de sucesso, Janete Vaz, do Laboratório Sabin. No livro, lançado no fim de agosto, estão empreendedoras de perfil empresarial e social, como a pioneira Natanry Osório. O projeto foi idealizado pela CEO da editora Leader, Andreia Roma, como um presente aos 60 anos de Brasília.
Linha de crédito para elas
Um projeto de lei está sendo elaborado para que sejam criadas condições especiais de crédito às mulheres que querem empreender. Essa é uma das bandeiras de Janine Brito e do grupo de empreendedoras. A proposta é construída com o deputado distrital Leandro Grass para que o BRB possa abrir esse espaço.
“As estatísticas provam que as mulheres são melhores pagadoras que os homens. Por que então têm tanta dificuldade de obter crédito?”, questiona Janine.
Empresários em Ação
Janine é uma das fundadoras do grupo Empresários em Ação, que reúne diversos representantes (homens e mulheres) do setor produtivo no DF. “Sentimos a necessidade de nos unir para ter uma voz mais forte. Tínhamos dificuldade de conseguir uma simples reunião com um secretário de governo. Havia pouco diálogo com o Poder Executivo. Hoje já é diferente”, conta ela. O grupo existe há 3 anos.
Mercado de imóveis usados: veja abaixo lista das 10 áreas na capital federal que mais…
Por SAMANTA SALLUM Foi concluído o processo eleitoral dos sindicatos empresariais do setor terciário do…
Por SAMANTA SALLUM O campeão olímpico Lucas Pinheiro Braathen desponta com talento esportivo e também…
Por SAMANTA SALLUM O Banco de Brasília convocou Assembleia Geral Extraordinária para 18 de março…
A articulação para convencer deputados distritais a aprovarem ao projeto de lei de ajuda ao…
Balanço do exercício de 2025 terá de ser aprovado em abril Por SAMANTA SALLUM A…