VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Corrupção e mentiras abalam o regime democrático Com a autoridade de quem vem conduzindo , de modo exemplar, as investigações  da Operação Lava Jato, o Juiz Sergio Moro  e o presidente da Associação dos Juizes Federais do Brasil (Ajufe), Antonio Bochenek  ,levantaram, em artigo publicado no jornal Estado de São Paulo, alguns pontos que podem contribuir para um combate mais efetivo aos casos de  corrupção que vem devastando o país. Na avaliação destes juristas, o esquema criminoso de corrupção e lavagem de dinheiro descobertos pela Operação Lava Jato,  vem mostrando , por seu gigantismo, que está passando da  hora das autoridades agirem no sentido de estancar esse mal antes que ele comprometa, seriamente, o próprio funcionamento do regime democrático. “Mais preocupante, dizem,  é a possibilidade de que o esquema criminoso tenha servido ao financiamento de agentes e partidos políticos, pondo sob suspeição o funcionamento do regime democrático”. A Petrobrás, que é o alvo das investigações atuais, sofreu, segundo eles, “danos  econômicos severos”, com impactos graves em sua credibilidade, o que afetou, inclusive a economia nacional, pela capilaridade dessa estatal em todas as áreas de produção no Brasil. Moro e Bochenek afirmam que esse ponto de deterioração quase total só foi atingido porque a Justiça Criminal (Ministério Público, Polícia e Judiciário) não foram “suficientemente eficientes contra crimes dessa natureza”. Evidência deste fato é que agentes envolvidos nos diversos escândalos continuam atuando na vida pública. “É  necessário um choque para que os bons exemplos de eficiência não fiquem dependentes de voluntariedade e das circunstâncias, consideram os juristas,  para quem  não adianta ter boas leis penais se a sua aplicação é deficiente, morosa e errática”. Lembrando que são poucos os processos contra crime de corrupção e lavagem que alcançaram bons resultados no Brasil,  justamente pela morosidade da Justiça e pelas possibilidades quase infinitas de recursos de toda a ordem,  esses juristas acreditam que “ a melhor solução é a de atribuir à sentença condenatória, para crimes graves em concreto, como grandes desvios de dinheiro público, uma eficácia imediata, independentemente do cabimento de recursos “, ou seja prisão já a  partir do primeiro julgamento.  Em resumo o que o país necessita para debelar os casos de corrupção é uma boa e imediata punição para começar.

A frase que foi pronunciada: “Espelho espelho meu, existe algum cidadão mais otário que eu?.” Contribuinte enquanto preenche calcula quanto terá que pagar de imposto de renda ouvindo mais um escândalo de corrupção justamente dentro da Receita Federal.

Vamos combinar Em audiência pública no Senado a discussão era o transporte alternativo. Justiça seja feita. Seria ótimo sair de casa, pegar um metrô com ar condicionado e descer na porta do trabalho. Isso só não acontece porque o dinheiro arrecadado com os altos impostos não é aplicado em benefício dos contribuintes.

Super Quem tiver qualquer deficiência física tem uma super oportunidade. A UnB oferece aulas gratuitas. Não há limite de idade. A única exigência é um atestado médico. As atividades são às terças e quintas. Para cada aluno, um professor.

Saúde Pública Até a hora da morte está desorganizada. O Ministério Público do DF quer mais atenção das redes de saúde pública para atender as exigências da Sociedade Brasileira de Patologia. Sem as devidas anotações e notificações dos óbitos o controle epidemiológico de enfermidades deixa de ter avaliação adequada.    Aqui e lá Por falar em redução da maioridade penal o estado islâmico recruta crianças para ataques com armas pesadas.

Os melhores Até o dia 31 de maio inscrições para as Olimpíadas de Matemática. Resta saber se a garotada do Colégio Militar de Brasília vai poder concorrer sem ser retaliada. Estudam em um bom colégio público e levam todas as medalhas de ouro. O normal seria que as outras escolas buscassem a mesma excelência no ensino.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin