VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

“Senhora idosa uma ova!”
 
Depois das duas duplas de ministros que mandou para reabrir o caminho à frente, a presidente Dilma infelizmente rompeu o silêncio. E como fala mais rápido do que pensa, saiu-se com mais uma pérola falsa do seu amplo repertório. Ao comparar a corrupção à um senhora idosa, Dilma conseguiu atingir indiscriminadamente aquela parcela significativa da população que apesar da idade avançada ainda tem que buscar forças para trabalhar muito e honestamente para sobreviver. “Senhora idosa uma ova!” pensava dona Dita indo desligar a tv.
 Ao associar duas imagens díspares, a presidente  confirma a opinião geral sobre sua inabilidade nata com as palavras. Houvesse uma Associação Nacional de Senhoras Idosas, sem dúvida, haveria a publicação de um documento público de repúdio por tamanha ofensa. Na falta dessa instituição e de um documento formal contra a fala da mandatária, serve de contra argumento o que disse o filósofo Roberto Romano: “tudo bem que tem aí uma senhora, mas tem uma netinha de 12 anos (governo petista) que rouba mais que a avó.”  É bom lembrar que a bengala, que alguns associam à terceira idade , já foi usado, inclusive, para dar um corretivo, ao estilo vovô,  numa das figuras de proa dessa triste República que envergonha o país.  A propósito, em maio de 2012, a professora Martha de Freitas Azevedo Pannunzio,  de Uberlância, então com 74 anos, escreveu uma carta para a presidente Dilma que transcrevemos um trecho:  “Eu podia vociferar contra os descalabros do poder público, fazer da corrupção escandalosa o meu assunto para esta catilinária. Mas não. Prefiro me ocupar de algo mais grave, muitíssimo mais grave, que é um desvio de conduta de líderes políticos desonestos, chamado populismo, utilizado para destruir a dignidade da massa ignara. Aliciar as classes sociais menos favorecidas é indecente e profundamente desonesto. Eles são ingênuos, pobres de espírito, analfabetos, excluídos? Os miseráveis são. Mas votam, como qualquer cidadão produtivo, pagador de impostos. Esta é a jogada. Suja.” . Ulysses Guimarães,  76 anos, pouco antes de morrer em um acidente aéreo em 1992, ao ser acusado de ser velho demais para assumir determinadas responsabilidades públicas disse: “ Velho sim. Velhaco,  jamais”. Já a idade da corrupção no Brasil….É auto renovável.

A frase que foi pronunciada:
“Dói a mordida da serpente porque ela concentra, no veneno, a dor de rastejar.”
Augusto Branco, poeta brasileiro
Participação da população no programa do Toninho Pop.

Lado bom?
Josimar Pereira pede que o GDF envie canoas para Vicente Pires. Nos dias de chuva a cidade vira Veneza.

Cansativo
Quando a faixa descritiva do percurso do ônibus for Expansão do Setor O / W3 Norte prepare-se. O horário é flexível diariamente. São horas de espera na parada. Não há espaço para os passageiros que disputam centímetros  durante o trajeto.

Sem transporte
Já a situação do Recanto das Emas é pior. Nem ônibus demorado nem falta de espaço. O problema é a falta de transporte. Cortaram algumas linhas com promessas de melhorias e até hoje a população está esperando: o cumprimento da promessa e o ônibus.

Uma guerra
Em Santa Maria o quadro é outro. Chegou o BRT vira MMA. As pessoas disputam lugar pelas vias de fato.

Difícil
Pessoal de Planaltina reclama da falta de transporte escolar para a criançada que sai da Estância para estudar em Planaltina. Professor Julio Gregório, essa é com o senhor.
Mais um
Samambaia Norte também para a W3 Sul/Norte sempre lotado. 
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin