VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Governo anuncia recorde em eficiência nos serviços prestados. #Sóquenão

Já faz parte do ritual: todos os anos o Governo Federal , por meio da Receita, anuncia com estardalhaço, mais uma quebra de recorde no volume de imposto arrecadado da nação. O que o governo enxerga como vitória da eficiência da máquina arrecadadora do Estado, e que deve ser cantada aos quatro ventos, os contribuintes entendem como o crescimento sem fim de uma carga tributária que hoje é uma das maiores do mundo e sem retorno em serviços. Com uma cangalha de impostos que hoje gira em torno de 35% do Produto Interno Bruto, os brasileiros , quando o assunto é impostos, de forma parecida aos habitantes da Europa durante a chamada Idade Média. Substitua-se o Senhor Feudal por Governo Central e impostos como a Talha, Corveia, Banalidades, Mão-morta e outros pelos atuais PIS/Pasep, Cofins, Imposto de Renda, IOF, IPI, ISS, Cide e muitos outros. Está formada a sopa de letrinhas que a cada ano vai afogando cidadãos e empresas num mar sem fundo de obrigações tributárias. Funcionasse o restante da máquina pública com a mesma eficiência azeitada da Secretaria da Receita, e todos os problemas do país estariam solucionados há muitos anos. Trabalhando mais de cinco meses apenas para pagar os impostos, o cidadão, aqui muito propriamente chamado de contribuinte, entrega também de forma quase imperceptível , 40% do ganha em média, somente na compra daqueles produtos que necessita para viver . Nos últimos dez anos o aumento da arrecadação tirou dos brasileiros R$ 1,85 trilhão. O relógio que indica em tempo real quando cada cidadão paga de impostos e justamente chamado de Impostômetro. Neste exato momento marca que os brasileiros já desembolsaram em forma de tributos , desde primeiro de janeiro deste ano , R$ 232 bilhões. As outras casas decimais são atualizadas com tanta velocidade que não dá para registrar. Esse que é também conhecido como o relógio da infâmia e que deveria estar a vista em todas as esquinas do país, muito mais do que registrar o que é tirado dos brasileiros, registra quanto a nação irá desperdiçar este ano também com a incompetência , a corrupção e a máquina pública inchada e obsoleta.

A frase que foi pronunciada: ‘O momento é sempre adequado para fazer o certo!” Martin Luther King

Juntos Esperar que o governo resolva tudo pode desgastar pais e alunos. Daí surgiu a iniciativa da comunidade de Sobradinho 2 arregaçar as mangas e dar uma retocada na tinta da escola CE 8. A Administração da cidade participou e prometeu continuar presente durante os trabalhos durante o carnaval. Menos da metade das escolas do DF precisam de reformas estruturais.

Inseguro Mais um rombo nos cofres do governo. Quadrilha especializada em fraudar o seguro desemprego com documentos falsos. Até agora foram registrados os dados de 3 mil pessoas usados no golpe. Esse e mais casos estão sendo monitorados depois que o governo fechou o cerco exigindo mais rigor ao acesso ao sistema.

Vans Com a deficiência no transporte público as vans avançam com o aval e alívio da população. Apesar do perigo, o transporte pirata chega antes. Como o patrão quer saber do horário cumprido, a população arrisca. Em Planaltina um motorista de van foi abordado pelo Batalhão de Trânsito, tentou fugir de ré mas motorista e trocador tiveram que dar explicações na delegacia.

Preto no branco Elton Faria e outros taxistas atendem o chamado da população pelo aplicativo Wase. Os passageiros cadastrados têm pelo celular, acesso ao mapa que mostra quem está mais perto. Rapidez e economia de combustível. Para quem está acostumado a pegar taxi, uma diferença a mais no aplicativo. Acabou aquela mentirinha irritante da atendente dizendo que o carro está quase chegando.

Manicures Estão atirando por perto. A Vigilância Sanitária exige um responsável pela esterilização dos materiais de serviço em salões de beleza. Isso é seguro. Falta o Ministério do Trabalho dar uma olhadinha na carteira de trabalho das manicures. Vai ser uma surpresa.

Hábitos Em plena era da internet e celular as pessoas continuam conversando nos metrôs, com uma diferença. Antigamente conversavam com quem estava ao lado. Agora conversam com quem conhecem e está longe.

Bravíssimo Uma beleza aquela flauta no Pontão. Por do sol e boa música. As pessoas pararam para apreciar as modinhas. Crianças dançavam. Tomara que o lado poeta do governador Rollemberg estimule a arte pela cidade.

Santa Lúcia Hospital Santa Lúcia de Brasília passa a fazer parte do grupo da Associação Nacional de Hospitais Privados. A instituição representa 69 instituições de saúde espalhadas por diversos estados brasileiros e DF. Para chegar à categoria Associado Titular, é preciso ser reconhecido internacionalmente pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin