VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Que petróleo é esse? Deltan Dallangnol, vem a ser o procurador chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato. Ao declarar, nesta sexta-feira última, que as investigações do mega escândalo   do petrolão  devem se estender por mais dois anos, deixou suspenso no ar alguns pontos que merecem uma  reflexão mais aprofundada. Com a intensificação das investigações e o consequente cruzamento de dados, inclusive com o emprego de sofisticados programas de computadores, o material que a Polícia Federal e o Ministério Público  têm em mãos hoje, já não deixa dúvidas de que os indícios de malfeitorias que afloraram na superfície do caso, escondiam nas profundezas  uma porção muito maior de fatos delituosos relacionados entre si. À medida em que os investigadores vão puxando a rede, surgem novos indícios que necessitam ser analisados e juntados ao conjunto. “A expectativa nossa, diz Dallangnol, é mais um a dois anos. Vamos nos esforçar para apurar a responsabilidade de todas as pessoas e buscar a punição de todos os criminosos e o ressarcimento dos cofres públicos”.  Para os investigadores, a Operação Lava Jato, pela amplitude revelada até agora e pelo que se anuncia que virá na sequência,  já deixou patente que a corrupção entranhada e ramificada na máquina pública ganhou uma dimensão sistêmica de tal monta, que hoje se faz necessário mudanças estruturais profundas para combater esse mal. Na avaliação do investigador, a “Corrupção não é um problema de um governante, não é um problema de um partido. É um problema sistêmico. Se nós queremos ser um país mais justo, com menos impunidade e com menos corrupção, nós devemos promover alterações estruturais e sistêmicas”. A Operação Lava Jato, que alguns já chamam de Lava Janot ,  já identificou a tríade  de sujeitos do escândalo formada por políticos, empresários e servidores públicos de um lado e profissionais especializados em lavagem de dinheiro de outro, comumente chamados de doleiros. No entanto as investigações sobre a rapinagem ainda se concentram apenas  na Petrobras. Com o estender da Operação Lava Jato para outros órgãos do Estado, alargam-se também o tempo  ad infinitum para que a população conheça, em toda a sua extensão ,esse que já é o maior  escândalo de toda a história do Brasil.

A frase que foi pronunciada:

 “Imunidade parlamentar não pode ser usada para agredir com mentiras”. Trecho de uma ação postado no perfil do Facebook do ex-presidente Lula com uma imagem do deputado Domingo Sávio, com uma traja preta na altura dos olhos do parlamentar constando a frase acima.

Paladar Miguel Lopes e Giselle Valério coordenam o food truck Ándale Tacos, especializado na cozinha mexicana. De motor ligado, o truck segue para Caldas Novas para participar do festival gastronômico “Sabores Food Park” até o dia 25 desse mês.

Grupo Kolbe Advogados Associados ganha uma das mais importantes especialistas do Direito Tributário do país. Dr. Max Kolbe fez o convite e a Drª Maria Christina Barreiros aceitou. O gupo está em franca expansão com ênfase no Direito Empresarial.   Evento   De 25 a 27 de julho o Fórum RNP 2015 discute assuntos importantes que tocam no futuro. Desde o uso de tecnologias móveis para realidades em saúde, educação cultura e defesa até computação em nuvem, gestão de identidade e novas tecnologias segurança e privacidade. O evento deve contar como palestrante o gerente do Google for Education, Jack Fermón Schwaycer, além de representantes da instituição americana EDUCAUSE, USP, Fundação Lemann e TCU. Informações no portal http://forum.rnp.br/   União   Uma boa briga entre os moradores da QE 17 e 19 e o GDF. A entrequadra é uma bonita área verde, arborizada,  onde há espaço para passeio e diversões. O governo quer instalar ali uma escola técnica. A população se uniu para impedir com a seguinte fundamentação: O CED 03 é um Centro Educacional que precisa de reformas e sem atividade noturna. Poderia muito bem ser usado como escola técnica.    Mais médicos   Extensa lista com a relação dos médicos formados no Brasil ou com diploma revalidado pelo MEC foi publicada no edital SGTES nº10. Uma nova lista com 276 profissionais vai cobrir 200 municípios. Por meio do Programa, conseguimos levar profissionais onde vivem as pessoas com maior vulnerabilidade, no interior e periferias das grandes cidades, onde os brasileiros mais precisam de médicos”, destacou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Pinto.   Revolta Agora mais essa. Depois de idas e vindas o reajuste aos servidores do Poder Judiciário recebeu um conselho do ministro do Planejamento à presidente Dilma Rousseff: veto integral. O ministro alega que o reajuste não está previsto na Lei Orçamentária e que não há dotação para esse fim. Na manifestação dos funcionários ontem em Brasília alguém gritou: “Inconstitucional nesse país, é ser honesto!”

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin