VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br 

Aposentadorias
Cidadãos comuns que pagam impostos e contribuições de toda ordem durante toda  a vida  adulta quando se aposentam recebem tão pouco que têm que voltar à ativa. Por outro lado, nossos políticos,  cujo desempenho da função nem é reconhecida ou regulamentada  como profissão, vivem em um outro Brasil. Escandaloso, para usar um eufemismo, é o fato de muitos deles receberem aposentadoria como parlamentares depois de oito anos no exercício da função ou pior, depois de quatro anos seguidos no caso de ex- governadores.  Os exemplos se repetem de Norte a Sul do país. Mais constrangedor  ainda, é  saber que muitas dessas excelências, acumulam aposentadorias, pagas com o dinheiro público, por ter exercido cargos de parlamentar e de governador. Os vencimentos, de alguns desses bravos,  alcançam o patamar dos R$ 30 mil por mês.  O privilégio indecoroso não se restringe a políticos do governo ou da oposição. A festa é comum a todos. Não bastassem esses desvirtuamentos flagrantes de nossa sociedade, os parlamentares, no exercício ou não do mandato, tem franqueados seguros saúdes, de primeira classe, para si e família, pelo resto da vida.  Nesses benefícios aristocráticos, estão incluídos aqueles políticos que estão na alça de mira da justiça e mesmo aqueles que já foram condenados em última instância. Não é por outra razão que o Brasil figura como o país de ponta quando o assunto é custo  elevado para a manutenção de políticos ou na outra ponta, quando o assunto é desigualdade econômica e social. A imagem negativa do Legislativo , do Executivo e do Judiciário junto à população, quer no município, no estado ou em âmbito federal, é a mesma. O que reforça essa imagem é o descaso com o dinheiro do contribuinte, usado, neste caso, para criar um país desigual.
A frase que não foi pronunciada:
Melhor do que usar o direito de expressão para incitar guerras é usar o dever de expressão para promover a paz mundial.”
Dona Dita
Preto no branco
Basta pensar em como funcionam as regras em um país sério. Imagine o primeiro ministro da Inglaterra adquirir um apartamento de uma cooperativa onde milhares de pessoas pagaram e levaram o calote.
Zélite
Sobre esse assunto, os defensores de Lula acusam a elite paulista de preconceituosa. Para dirimir a dúvida vamos ao dicionário para o significado de elite: “O que há de melhor numa sociedade; o escol, a flor, a nata. Sociologia: minoria mais culta ou mais forte, dominante no grupo.” Sendo assim, só há uma maneira de o PT ser elite. Nascer de novo, valorizar as pessoas cultas do partido e fazer verdade o que sempre pregou.

Ah bom!
Sobre o assunto, o Instituto Lula esclarece que é possível o ex-presidente se desfazer do imóvel porque muito provavelmente vá concorrer à presidência da República em 2018.
Pauta do dia
Tarcísio Rodrigues, morador de Brasília foi o primeiro doador ao Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa. Ele é de Jundiaí e contribui como pessoa física deduzindo a importância do Imposto de Renda. A Lei Rouanet e a Lei Pelé também permitem o desconto no imposto pelas doações. O assunto não tem a divulgação merecida.
Nada para você
Vale apena passeio na leitura de jornais que divulgavam notícias sobre a Copa do Mundo. Da ingerência da FIFA ao gastos monstruosos até a expectativa de geração de emprego e benefícios deixados pelos jogos mundiais. Passada a surra dos 7X0 só dívidas e decepção. Os investimentos não foram proporcionais ao legado. Quem saiu mais rico certamente não foi o povo.
Célere
O que fazer com as toneladas de drogas apreendidas por dia pelo Brasil? A Lei 11.343/06 recebeu algumas mudanças para agilizar o processo de destruição de todo o entorpecente apreendido pelo Estado. Como a apreensão de grandes quantidades pode despertar os traficantes para recuperar o produto, a lei mudou de 30 dias para a destruição imediata preservando pouca quantidade para a perícia necessária.
Plantações
Mesmo procedimento deve ser adotado em plantações ilícitas. Também uma parte preservada para laudos técnicos e destruição imediata. Antes havia a necessidade de uma autorização judicial para a destruição que também poderia ser feita em 30 dias.
Destruição
Outra mudança é que arquivado o inquérito policial o juiz de ofício com a representação do delegado ou requerimento do M.P. determinará a destruição das amostras guardadas para a contraprova registrando nos autos. Antes era preciso  ser conveniente ou necessário que o juiz determinasse a destruição das drogas em casos encerrados.
As águas vão rolar
No Rio Grande do Norte preocupação com a falta de saneamento básico no município de Major Sales. Isso porque em dez desse ano há o projeto de inauguração das obras de transposição do rio São Francisco com a presença da presidente Dilma. De um lado as obras não são feitas por parte dos municípios e de outro o Executivo não tem cumprido os prazos. No Rio Grande do Norte seriam 470 km de transferência de água. Para obra seriam 4 túneis, 9 estações de bombeamento, 27 reservatórios e 14 aquedutos.

Lacuna
Cid Gomes está com a faca e o queijo nas mãos. Com um projeto maior de chegar à Presidência da República poderia facilmente atingir o objetivo se for um excelente ministro da Educação. Tem as portas do Banco Interamericano abertas e uma legião de professores ávidos por reconhecimento.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin