VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Uma ferida aberta entre dúvidas e dívidas

Nem com a divulgação do balanço contábil da Petrobras referente a 2014, os acionistas estão convencidos. Empurrar o problema parece que é uma forma pouco segura para trabalhar com gente que foi enganada. Acionistas não têm a mesma mansidão e docilidade da população brasileira, que é quem banca a corrupção dando de mau grado 5 meses de trabalho para pagar os altos impostos para receber nenhum serviço. Como em um jogo de pôquer os acionistas parecem soltar a corda depois da distensão aparente e uma nova oportunidade de confiança do mercado. Vamos ver quanto tempo vai durar a calmaria. As dúvidas e dívidas contudo persistem com relação a veracidade dos números apresentados. A profundidade da crise na estatal requer um otimismo conservador. O problema maior, esse sim de difícil resolução, reside justamente na ferida aberta e que ainda sangra, da razia criminosa praticada pela união espúria entre partidos políticos e empresários ladinos contra a empresa. Dizer que a questão da Lava Jato, na Petrobras é página virada soa como escarnio contra o cidadão . A pagina não foi virada e dificilmente o sera num prazo pequeno.  A corrupção foi, ao lado da ma gestão , sistematicamente praticada , estratégias que visavam claramente o beneficio imediato de um grupo no poder. Tratou se neste caso, e todos sabem,  da continuação de praticas reveladas la atrás no episodio do mensalão.  Questoes sobre a utilização de recursos  desviados da estatal para financiar diretamente a campanha da atual presidente permanece sem explicação. O tesoureiro do partido preso e a blindagem do coordenador financeiro de sua campanha , alçado a condição de ministro, ainda requerem muitas respostas.  A pagina virada que a presidente se refere, para a população é apenas a primeira pagina  de um longo capitulo da  historia  da infâmia. A rigor  a apresentacao do balanço, foi feito muito mais por pressão do mercado externo e não por qualquer outro motivo.  O balanco da Petrobras , pelas circunstancias atuais se confunde com o balanço  dos treze anos desse governo.
A frase que não foi pronunciada:
“Aquele que for envolvido em  corrupção e subtrair do erário qualquer quantia receberá como pena a privação da liberdade, ficando preso até ressarcir aos cofres públicos a totalidade do valor roubado.”
Solução simples assim

Arte
Em dez telas André Lafetá exibe as “Santas Mulheres” no fórum da Ceilândia. Sofridas com a violência doméstica diferentes mulheres são retratadas pelo artista plástico. Organizada pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), a exposição está no Fórum Desembargador José Manoel Coelho, de 28 de abril até o dia 8 de maio, de segunda a sexta de meio dia ás 19h.

Parceria
Assunto que chegou aos taxistas: o combate a exploração sexual de vulneráveis.  Representantes do Ministério do Turismo e do Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal fizeram uma reunião ontem para firmar essa parceria. Adelino Neto, coordenador-geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, reforça a necessidade de articulação com os principais agentes que tratam com os turistas.
Números
Dados publicados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República indicam que, em 2014, foram registradas 5,4 mil denúncias ao Disque 100. O estado que mais recorreu ao serviço foi São Paulo, com 669 ligações, seguido por Minas Gerais, com 448 denúncias, e Rio de Janeiro, com 435 ligações.
Prevenção
Petrobras bate recorde de profundidade de água na costa brasileira. O que preocupa e que não há segurança prevista contra possíveis vazamentos, já que  é uma novidade chegar tão longe assim. É preciso ações resolutivas de prevenção para evitar o que aconteceu no golfo do México.
Bom projeto
Estudos para a criação de uma Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios do Distrito Federal. Por um Pacto pela Vida, o programa promete dar mais segurança ao cidadão com ações estratégicas nas investigações e inquéritos. Arthur Trindade informa que a Ceilândia será uma espécie de laboratório de atuação.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin