VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra
circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br 
Guerra intercultural
Intelectual norte americano, da Universidade Harvard, Samuel Huntington já havia alertado o governo dos EUA sobre a possibilidade de que uma reação desastrada das autoridades contra os atos  terroristas de 11 de setembro. O choque das civilizações e a recomposição da ordem mundial poderiam conduzir a uma espiral de violência e a uma escalada sem precedentes do terror. Esta nova expansão dos conflitos viria a gerar uma guerra de culturas global, com desdobramentos imprevisíveis. O ex-líder trabalhista britânico Tony Benn chegou , naquela ocasião, a falar em um perigo do Ocidente se ver mergulhado numa terceira Guerra Mundial, caso os EUA empreendessem uma cruzada contra o mundo Islâmico. Na visão de Huntington, a maior ameaça aos EUA , pós guerra-fria, virá de uma aliança econômica formada por China, Índia, Rússia e Estados Islâmicos, e ocasionará um conflito entre culturas. Neste novo embate que se anuncia, os conflitos deixarão as causas políticas de lado e passarão a ser alimentados por uma espécie de conflito intercultural em torno de cultura e religião. Em decorrência dessas guerras, o Ocidente perderá, cada vez mais, sua antiga influência  Esta perda será , de início, resultante das diferenças demográficas à favor dos mulçumanos, seguidas de um maior controle sobre os territórios  ricos em petróleo e outros minerais estratégicos. Para este especialista em geopolítica as ressurgências islâmicas e asiáticas, se transformarão em uma séria ameaça para o Ocidente . “No mundo emergente, diz, as relações entre Estados e grupos de diferentes civilizações não serão próximas e, frequentemente, serão antagonistas. De fato, algumas relações intercivilizacionais são mais propensas a conflitos que outras. No nível micro, as linhas de fratura mais violentas ocorrem entre o Islã e seus vizinhos ortodoxos, hindus, africanos e cristãos ocidentais. A divisão dominante é entre ‘o Ocidente e o resto’, com os conflitos mais intensos ocorrendo entre sociedades muçulmanas e asiáticas de um lado, e o Ocidente do outro. Os perigosos choques do futuro irão, provavelmente, emergir da interação entre a arrogância ocidental, a intolerância islâmica e a assertividade chinesa.”. Num mundo assim ,com tal configuração  de novas forças emergentes, os antigos manuais de guerra clássica,  perderão a atualidade e o valor estratégico.  De realístico nessa abordagem está o fato de que, naqueles novos  polos emergentes,  China e Rússia representam, hoje os principais fornecedores de armas para os grupos insurgentes. O que de fato se pode apreender dessa mudança no eixo de comando do globo que se anuncia é que seja quem for o protagonista, o futuro da civilização, tal como conhecemos na atualidade, tem seus dias contados .
A frase que não foi pronunciada:
Eu continuo sendo apenas um palhaço, o que já me coloca em nível bem mais alto do que o de qualquer político.
Frase de Chaplin em apoio ao Tiririca
 
Exceção
Nós sempre defendemos os lixeiros nesta coluna. Mas é preciso registrar o fato. Revoltados com os baixos salários e a falta de reconhecimento ao importante trabalho, os lixeiros buscaram uma nova forma de se divertir. Saem pelas ruas derramando lixo e quebrando lixeiras pelo caminho. Depois de arrebentar o depósito de uma das residências um  dos rapazes pendurados no caminhão da Sustentare, placa MWK 4563, saiu às gargalhadas com o mal feito. O fato ocorreu na sexta-feira às 18h.

Mané Garrincha
Marcio Granada organiza  o torneio internacional  Granada Cup que começa no dia 17 às 17h, com o jogo entre Gama-DF e Zalgiris, da Lituânia.Sem verba pública mais de 5 mil ingressos serão vendidos. Autoridades do DF estão animadas com a iniciativa de Granada. O premio para o vencedor será de US$ 100 mil.
Por enquanto
Leila Barros, secretária de Esportes e Lazer está apoiando a iniciativa institucionalmente, apenas na estrutura. Enquanto o salário dos servidores do GDF não estiver em dia, só assim.
CTPS
Pausa  no Ministério do Trabalho e Emprego. Desde 19 de dezembro está suspensa a emissão de Carteira de Trabalho. Enquanto o novo sistema não estiver totalmente pronto a população interessada terá que aguardar pela carteira digital de trabalho e previdência social (CTPS), em todo país.
 
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin