Segue o jogo

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960 »
aricunha@dabr.com.br
Com Mamfil e Circe Cunha
Whatsapp 61 9922CIRCE

Colocados em posições antípodas, políticos citados em delações e membros do Ministério Público, Polícia Federal seguem diante do tabuleiro de xadrez, movimentando suas peças. A cada deslocação de uma peça, de um lado, corresponde a mobilidade de outra, oposta. A estratégia é anular o jogo do oponente, tornando nulas as investidas de cada um. Nesta disputa, em o que está em tela é o interesse soberano do cidadão, não há espaço para vacilos.

Advogados dos mais renomados e caros escritórios do país e que , em tempo algum anteriormente, lucraram tanto, espreitam , com lentes potentes, as investidas dos homens da lei.

No Congresso prosseguem as tentativas sub reptícias de alterar a legislação de modo a estender o beneplácito da anistia aos políticos que venderam a alma aos empresários. Para a população que assiste a esse ballet ensaiado , interessa o final da partida, dentro das regras e sobretudo uma mudança radical no modo de comandar o Estado.

Interessante observar que aqueles personagens que até então todos apostavam e torciam por sua vitória, foram postos na vala comum dos amaldiçoados com o recebimento ilícito de dinheiro público.

Um caso que chama a atenção tanto como decepciona é com relação ao senador suspenso de suas atividades Aécio Neves. Considerado , até pouco tempo, uma aposta jovem e promissora para mudar o jeito manhoso da velha política, esse mineiro , filho e neto de políticos tradicionais e conhecidos, parece ter sucumbido aos encantos do vil metal. Nas gravações e confissões vindo à tona a cada instante, o que se esta revelando é a face desconhecida de um político, até experiente, mas que , por razões que só ele sabe ao certo, acabou envolvendo ,de forma escandalosa , seu futuro, seu passado e , de quebra, levando à prisão sua irmã dileta e seu primo de confiança, todos irremediavelmente riscados da agenda dos eleitores de Minas e do Brasil.

Ao lado de Aécio, tomba também Michel Temer. Esse por sua importância no comando da articulação para sanear as contas públicas, tem maiores contas a prestar à justiça e aos seus eleitores. Pelo o que se sabe, Temer esta pendurado no cargo de presidente do Brasil apenas por um fio de cabelo. No caso , pelo cabelo do deputado e homem de confiança, Rocha Loures, candidato a homem bomba da vez, caso sua situação se complique ainda mais.

De certa forma essas e outras decepções com homens públicos, acabam funcionando como lição prática de cidadania: não existem super heróis e salvadores da pátria capazes de resolver o problema do país apenas por voluntarismo próprio. Na realidade, neste jogo de xadrez, em que importantes personagens da nossa história política atual vão tombando lado a lado, fica, ao menos a certeza de que é preciso mudar os rumos do país, despir as velhas vestes e dar início à um tempo novo, no qual a política não seja mais confundida com mero caso policial.

 

A frase que não foi pronunciada:

“Ninguém ouse aconselhar os outros antes de seguir seus próprios conselhos.”

Sêneca, um dos mais célebres intelectuais do Império Romano

 

 

Documento

Trabalho de extremo valor para jornalistas e pesquisadores feito pelo funcionário do Senado Nerione Cardoso Júnior. Ele é da Coordenação de Arquivo e a partir de reuniões com a coordenadora do Arquivo, Carla Mendes, e a chefe do Arquivo Histórico, Rosa Vasconcelos, elaborou um guia on-line de referência com todas as CPIs ocorridas no Senado e as CPIs mistas.

 

Pesquisa

A diretora da Secretaria de Documentação do Senado, Dinamar Pereira Rocha, explicou que esse trabalho atende as diretrizes estratégicas do Senado para divulgação do acervo histórico da Casa. As CPIs disponíveis ao público externo aconteceram desde 1946.

 

Perigos

A Sífilis está voltando de maneira assustadora. Interessante é que na Escola do Varjão apenas as mulheres ficaram na palestra sobre o assunto. Os estudantes homens foram dispensados. Entre 2010 e 2015 houve um aumento de mais de 5.000% nos casos de sífilis no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O obstetra Domingos Mantelli não poderia ser mais claro: “não se vê quem tem alguma doença sexualmente transmissível pelo rosto ou documento. Há casos em que o próprio portador não faz ideia que está contaminado. A doença fica incubada e é transmitida por relação sexual sem proteção”.

 

Bárbaros

Nosso leitor Roldão Simas aponta locais anti-urbanos com ocupações irregulares, como os quiosques no Setor Médico Local Sul ou as pichações na extinta CEME, Central de Medicamentos abandonada a mais de 50 anos.

 

Detalhes

Palestra do Prof. Robert Alexy em Brasília fez sucesso por onde andou. Chamou a atenção de alguns presentes o velho hábito de docente. O doutrinador da teoria dos direitos fundamentais não abriu mão de falar escrevendo no Flipchart. Mesmo que ninguém enxergasse.

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

No pátio de manobras, as pessoas que esperavam o governador Leonel Brizola não acreditaram noutra versão senão a de sabotagem. (Publicado em 28/09/1961)

 

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin