Se ao menos agissem como falam

Publicado em ÍNTEGRA

 

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com

com Circe Cunha  e Mamfil

“É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.” Artigo 19 , Inciso I da Constituição de 1988.

Não passa um dia sequer sem que as Câmaras de Vereadores, espalhadas por milhares de municípios Brasil afora, sejam ocupadas por manifestações de cunho religioso. Nos últimos anos, as homenagens , cultos e discursos de cunho religiosos vem ganhando tamanho espaço dentro dos trabalhos do Poder Legislativo, que não seria exagero supor que , da forma como esse fenômeno vem se repetindo e se espraiando , chegará o momento em que o Estado Laico, conforme estabelecido pela Constituição de 1988 será apenas letra morta.

A situação ganhou tamanho ímpeto, que no plano federal é comum observar hoje, a realização de prolongados cultos religiosos dentro da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, ocupando inclusive tempo destinado aos trabalhos dessas duas Casas. Agindo com tanta desenvoltura e em flagrante conflito com o que diz a Carta Magna de 88, não é surpresa que hoje, dentro do Legislativo, tenha se formado a maior, mais unida e barulhenta bancada de políticos, com peso efetivo na hora de decidir assuntos afeitos à vida da sociedade brasileira.

De caráter eminentemente conservadora, a chamada Bancada da Bíblia , sabe que , pelo número parlamentares que arregimenta , tem poder dentro Legislativo e usa dessa posição para conseguir vantagens para o grupo e para suas igrejas respectivas, ao mesmo tempo em que não desperdiça oportunidade de atacar qualquer manifestações contrárias à sua fé, transformando os plenários dos parlamentos em verdadeiros templos religiosos.

Para o fiel piedoso, isso pode ser bom. Para o cidadão comum e atento a vida republicana, que se observa é o enveredar do Estado por caminhos , que a prática e a história já provaram ser arriscados e geradores de conflitos e de diásporas indesejadas. Dai a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus (Mateus 22:21), ensina a Bíblia a mais de 2 mil anos, apontando o caminho natural para a existência pacífica entre os homens.

A Proliferação de partidos e de líderes religiosos dentro do universo político do país tem chamado a atenção da sociedade de tal modo que hoje corre nas redes sociais um amplo movimento de coleta com milhares de assinaturas, exigindo que líderes religiosos sejam proibidos de se associarem a cargos políticos, pedindo ainda a proibição de proselitismo político dentro dos templos, de modo a impor o Estado laico desenhado pela Constituição.

 

A frase que foi pronunciada:

“Hipócritas! Bem profetizou Isaías sobre vós, denunciando:

‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; pois ensinam doutrinas que não passam de regras criadas por homens’. “

Mateus 15, 7-9

 

Beber água

Festa e muita gratidão dos moradores do Tororó que receberam um lote pelo programa Habita Brasília de regularizaçao fundiária. Queremos  acreditar que não haverá prejuízo no futuro com o projeto de macrodrenagem ou atestar que será efetivamente realizado o plano de manejo de dois parques da região. A responsabilidade da autorização ambiental é de Jane Maria Vilas Bôas, presidente do Ibram.

 

Freio

Pessoal de Unaí e do DF envolvido com grilagem de terra. A Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (DEMA) iniciou a operação Dinossauro. Mais de 600 lotes vendidos e taxas de condomínio, água e luz indevidamente cobradas. A equipe da delegada Marilisa Gomes já prendeu 10 pessoas e cumpre 27 mandados de busca e apreensão .

 

Nosso obrigado

Julior de Moura, Guilherme Scartezini e tantos outros moradores de Brasília que cuidam do lago Paranoá são heróis que dedicam a própria vida à vida do lago.

 

Convite

Chega o convite de Edgard Felipe para hoje, às 18h na Mi3 conj2 um Mini Festival de Música Instrumental

 

Sucesso

Por falar em coral, o Coral Brasília vai cantar em Atenas sob a regência do gênio musical Deyvison Miranda Miranda

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Para vocês que vão comprar apartamentos na Asa Norte: os apartamentos do IAPC, na Asa Sul (106 e 306), custaram entre 10 e 12 mil cruzeiros o metro quadrado. Na Asa Norte, o preço foi de 37 mil cruzeiros o metro quadrado. (Publicado em 06.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin