Qualificar o voto, por sua origem, é qualificar a representação por sua finalidade

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com;

com Circe Cunha e Mamfil

Charge: tribunadainternet.com.br
Charge: tribunadainternet.com.br

         Eleições lavam mais branco, já dizia dona Dita há décadas. Com a renovação do Legislativo, reacendem, a cada eleição, as esperanças de um novo tempo. Pelo menos, tem sido assim as expectativas desde a redemocratização. Ocorre que a realidade dos fatos, e principalmente da composição dos parlamentos e dos Executivos, tem insistido em contrariar o desejo íntimo da sociedade esclarecida, fazendo surgir, a cada quatro anos, figuras que, para ficar em mínimas análises, desapontam a todos.

         Se o Parlamento e o Executivo são o reflexo acabado de seu povo, é preciso, antes de tudo, analisar, bem de perto e com urgência, o tipo de eleitor que tem comparecido às urnas. O voto é ou deveria ser, antes de tudo, uma conquista preciosa da cidadania e, como tal, deveria ser valorizado como joia rara e fugaz, que passa ligeiro pelas mãos e se perde no turbilhão de milhões de outros e segue seu curso.

         Sendo o espírito de uma nação, o voto não deveria ser entregue a todo e qualquer cidadão. Os exemplos pelo mundo mostram que o eleitor qualificado desde a origem vê no voto um trunfo conquistado. O voto precisa ser dado por aqueles que demonstram, pela cidadania, seu real compromisso com o futuro do país. O voto é um louro. Dito dessa forma e em um mundo ideal, seria preciso que, para o eleitor pudesse erguê-lo orgulhoso junto à urna, ficasse demonstrado cabalmente sua capacidade moral e intelectual e principalmente sua plena consciência de que esse é, dentre todos, o maior galardão e a mais alta comenda conferida pela nação a um cidadão.

          Sem contendas caros leitores. No mundo prático, um modelo como esse só se sustentaria se tivesse como base sólida uma educação também de qualidade.

         Em outras palavras, equivale a dizer que somente um povo educado, e por conseguinte cônscio de si, de suas obrigações, deveres e direitos, possui as qualidades necessárias para escolher, entre seus conterrâneos, aqueles que, por merecimento e serviços prestados, deveriam ser seus legítimos e dignos representantes. Mas isso, lamentavelmente, só poderá ocorrer num país ideal, do qual, pelo visto até agora, estamos arredados milhas de distância. Vale lembrar que na realidade, milhares de eleitores educados do primeiro mundo, onde o voto não é obrigatório, já desistiram de votar.

        Dessa forma fica claro que ao voto não interessa quantidade e sim qualidade. Nesse caso, a universalização do voto se antepõe, e a realidade tem demonstrado isso, o voto de qualidade permitido apenas àqueles com capacidade e cuidado para conduzi-lo, solenemente até a urna, como uma bandeira.

         A realidade é que, enquanto permanecer turva a água na nascente, todo o curso adiante será também turvo. Nas palavras livres e diretas de Dona Dita, o voto deveria caber apenas àqueles brasileiros com vergonha na cara e que sabem e temem pelas consequências de suas ações e não livre passagem para aventureiros e outros tipos de representantes que acabam estampados nas páginas dos jornais, portando algemas de aço nas mãos e nos pés, saindo de camburões da polícia e adentrando penitenciárias de segurança máxima. Para os crédulos o equivalente ao ditado: Pelos frutos, conhecerão a árvore.

A frase que foi pronunciada:

“A primeira impressão que se tem de um governante, e da sua inteligência, é dada pelos homens que o cercam”.

Maquiavel, filósofo italiano

Release

Lançado pelo GDF, o Corujão. Pela distância do trabalho e dificuldades no transporte público, a solução encontrada pela Secretaria de Mobilidade foi o transporte público em horários especiais, como as linhas noturnas que funcionarão entre as 23h e às 5h. As regiões contempladas foram Sol Nascente, Lago Norte, Varjão e Píer 21.

Estranho

Conselho Nacional de Justiça dedica menção honrosa pelas mais de 3 mil audiências de conciliação que a operadora de plano de saúde realizou em 2017. Cai entre nós. Menção honrosa merecem os usuários de qualquer plano de saúde, que recorreram aos tribunais para fazer valer seus direitos. São pacientes que pagam horrores de impostos e ainda precisam se submeter aos planos de saúde e suas imposições.

Charge: glaucocortez.wordpress.com

Muito bom

Google Play dedica a tecnologia para quem quer pular carnaval e para quem quer ficar bem longe dele. Pelo aplicativo da plataforma, o internauta pode ter a localização da folia, comentar, compartilhar. Ou pode ver as alternativas de descanso com o google maps dando suporte.

Luta

Inacreditável como nossas autoridades desprezam a arte. Hércules Gomes está gravando um CD em homenagem aos 170 anos de Chiquinha Gonzaga e precisa de contribuição financeira dos amigos para viabilizar o projeto. Pelo Blog do Ari Cunha acesse o link para contribuir, se quiser.

https://www.catarse.me/notempodachiquinha

No Tempo da Chiquinha

Com licença querido(a)?estou ajudando um amigo pianista, Hércules Gomes, a divulgar sua campanha de financiamento para gravação de um CD em homenagem a ? Chiquinha Gonzaga, pelos seus 170 anos?. Se você puder contribuir ficaríamos muito agradecidos, qualquer valor é importante, super fácil é só acessar o link https://www.catarse.me/notempodachiquinha. Obrigado pela atenção, Grande abraço ? e se puder, compartilhe esse projeto lindo ❤?❤ Wandrei Braga ?

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Banco sem sorte, o do Nordeste. Depois de uma administração calamitosa como a do sr. Alencar Araripe, surge, agora o governador Parsifal Barroso indicando o sr. Valdemar Alcântara para a presidência. (Publicado em 13.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin