Políticos que Brasília merece?

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

com Circe Cunha e MAMFIL

colunadoaricunha@gmail.com

Mesmo debaixo de uma saraivada de denúncias, apresentadas pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), contra um quarto dos deputados distritais, a direção da Câmara Legislativa continua fazendo cara de paisagem, o que reforça na população, nestes tempos de Lava-Jato e de outras operações da polícia, que em nossos políticos, de um modo geral, residem as causas primeiras e últimas da severa crise que assola o país.

Aos cidadãos, incumbidos compulsoriamente de patrocinarem o triste espetáculo, resta torcer para que essa legislatura termine o quanto antes e que novos atores políticos e probos venham a ocupar essas relevantes funções. O que não se pode admitir, até por uma questão de razoabilidade, é que os distritais Cristiano Araújo (PSD), Celina Leão (PPS), Raimundo Ribeiro (PPS), Júlio César (PRB), Bispo Renato (PR) e Sandra Faraj (SD) continuem exercendo seus mandatos, legislando e decidindo tranquilamente questões de interesse da população e, pior, sem o menor constrangimento.

A explicação que primeiro salta aos olhos, para tamanha desenvoltura e desassombro com que esses parlamentares continuam exercendo suas atividades, vem do perfil de eleitor, do tipo pragmático, que esses políticos têm em sua base eleitoral. O voto, nesse caso, é apenas um recibo em branco que será resgatado depois da posse. Em última análise, trata-se de espécie modernizada de curral eleitoral, posto em prática na moderna capital do país, em pleno século 21 e aos olhos de todos.

Outro aspecto que permite a esses denunciados continuarem placidamente no exercício de suas funções vem do conhecido corporativismo que impera não apenas nessa Casa, mas em todos os legislativos do país. A questão se resume na assertiva: “Eu sou você amanhã”. As acusações que pesam sobre uns podem muito bem, dadas as características pouco éticas de nossos políticos, se espraiarem também para todos igualmente.

Numa situação como essa, melhor deixar os olhos vendados, inclusive da própria Justiça. Outro fator que permite que pessoas enroladas com a lei prossigam ocupando importantes posições dentro da máquina do Estado é dado pela conhecida morosidade e mesmo displicência com que a Justiça trata questões que envolvem pessoas blindadas e influentes.

Dessa forma, enquanto a lei não se afirma sobre esses indivíduos, de modo incisivo e imparcial, os brasilienses terão que suportar a situação vexatória de serem representados por pessoas com altos salários e mordomias extras, acusadas de improbidade administrativa, desvios de recursos públicos, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, obstrução à Justiça, apropriação indevida de verba indenizatória, ofensas aos veículos de comunicação, ameaças e um rol imenso de crimes que, para os simples mortais, já seria um caminho sem volta para atrás das grades.

 

A frase que foi pronunciada

“Se você acha caro educar seus filhos, experimente mantê-los na ignorância.”

Derek Curtis Bok, educador americano, fundador da Universidade Harvard

 

W3 Filarmônica

» Nasceu! A mais nova orquestra de Brasília. Um alento à classe musical, aos amantes de boa cultura. Um visionário que, aos moldes de Levino de Alcântara, se lança ao desafio de chacoalhar a cidade com sua missão! Bilhetinho de Denise Tavares ao regente Alexandre Innecco.

 

Verde cinza

» Em breve, novo supermercado na 213 Norte em frente ao Parque Olhos D’Água. A maior preocupação dos frequentadores da área é que o comércio abra um estacionamento na área que deveria ser arborizada e gramada. Vamos ver se as autoridades da Administração do Plano Piloto e da Agefis estarão presente para impedir esse crime.

 

Praticidade

» Por falar em 213 Norte, não dá para entender o porquê de o retorno na L2 ser tão distante da entrada da quadra. Aliás, em outras quadras acontece a mesma coisa.

 

Coral

» Eder Camuzis lança a campanha Canta Canta, Minha Gente. Só assim para voltar a alegria desse país.

 

História de Brasília

Eu não quero falar mal de ninguém, mas o nosso Batista, da Vasp, já comprou um carro que tem a chapa do Rio Grande do Sul… Cuidado, dr. Aprício, com a previsão para amanhã. Nestas 48 horas deverá chover em Brasília. (Publicada em 29/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin