Ordem progresso

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

aricunha@dabr.com.br

com Circe Cunha e MAMFIL

Mudam-se os tempos ,mudam-se as vontades. Os grandes figurões da República que até ontem davam as cartas de nariz empinado vão saindo aos poucos de cena. A maioria, escoltada pela polícia que foi buscá-la em casa dormindo ou na sede de seus partidos, ainda atabalhoada ,tentando se desvencilhar das derradeiras provas comprometedoras. Neste tempo bicudo ,marcado pelo vaivém de agentes da lei, o que os brasileiros vão assistindo ao vivo e em cores é o desmanchar de um grande edifício, solapado pelo desgaste profundo de suas bases éticas. Em tempos assim, melhor não perder o que resta de compostura diante das lentes, quem sabe simulando as algemas de aço no pulso, sob o casaco de cara grife ou da estola de pele fina.Mesmo perfilado em fila indiana, com as mãos para trás feito meninos travessos, melhor escancarar os dentes para as câmeras, num sorriso que transpareça que nada demais está acontecendo. É tudo um grande engano. São apenas suspeitas infundadas. As notas oficiais, prontamente apresentadas pelos literalmente caríssimos advogados de defesa, repetem a mesma toada, tudo não passa de ilações infundadas, assacadas contra a honra desses nobilíssimos brasileiros. Em situações tão inusitadas como essas, melhor ainda é cuidar o quanto antes da construção coletiva de uma narrativa crível, capaz de seduzir o maior número possível de fiéis. Depois do golpe, a fantasia que melhor cabe vestir em público agora é a de perseguidos políticos, cassados por uma elite perversa, encastelada no Judiciário e que não tolera quem ousa se colocar ao lado dos menos favorecidos. Outra narrativa, confeccionada sob medida, que urge propagar aos quatro ventos para justificar o dilúvio, é o do fim de um ciclo virtuoso, no qual os pobres tiveram voz pela primeira vez. Esse ciclo agora, dizem em uníssono, será ocupado, novamente, pela mesma direita insensível que vem governando a América Latina e o país há séculos. Todo o Continente está sendo varrido por uma onda avassaladora composta por uma direita conservadora e pérfida. Feitas as construções das novíssimas verdades do partido, e ainda de acordo com cartilha escrita pelos donos dessas mesmas legendas, resta esperar que versões se espalhem como penas ao vento. Sem as narrativas providenciais, ditas sem pudor, todo o espetáculo pareceria o que é: o epílogo de uma história, em que a polícia chegou e acabou com a festança, prendendo todos os presentes, inclusive o sanfonista cego, que jura não ter visto nem ouvido nada.

A frase que não foi pronunciada

“Há pegadas que nos levam para um Brasil melhor.”

Pensamento do juiz Sergio Moro

Pulso firme

» Em tempos de crise, algumas pessoas se destacam pela coragem. Esse é o caso do diretor do Centro Educacional do Lago Norte, Jorge Ary Marques da Silva. Ele informou aos estudantes grevistas que a escola não seria ocupada por dois motivos: primeiro porque os alunos foram absolutamente contra a ocupação, opinião dada por meio de votação, e segundo, não podia permitir que menores de idade acampassem sem a permissão dos pais.

Lazer

»Toda quarta-feira, os moradores do CA Norte se encontram-no estacionamento próximo ao Banco do Brasil .No fim das contas, a reunião dos food trucks serve para lanchar por um preço mais atrativo e deixar o celular de lado.Uma boa opção para quem tem saudades de conversar tête-à-tête.

Conhecimento

» STF, STJ e TSE poderiam melhorar como anfitriões da sociedade. A falta de bibliotecas na cidade faz com que os órgãos públicos sejam a alternativa para os concurseiros. Infelizmente, as portas das bibliotecas das Cortes citadas só abrem para o público externo ao meio dia.

Chega!

» Se os bailes tipo pancadões e festas rave são claros ambientes de consumo de drogas ilícitas, o que está faltando para acabar com a folia? Pelos decibéis fora do padrão, o local é facilmente localizável.

Caos e perigo

»Depois de um acidente por alta velocidade no balão entre o Setor de Mansões e o Paranoá, uma placa de sinalização inscrita “Pare” foi derrubada.Meses após o ocorrido, nova placa foi instalada, mas no sentido errada da via. O resultado é que os motoristas que tinham a preferência têm que parar.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin