Natureza exige resposta

Publicado em Íntegra

 

Foto: Sean Gallup/Getty Images

 

No mundo todo a fúria da natureza dá mostras de que algo muito preocupante está a caminho. No Canadá, um país costumeiramente frio as temperaturas esse ano bateram recordes. Na região da Colúmbia Britânica, os termômetros registraram 50 graus centígrados o que provocou a destruição, por um incêndio florestal, de toda a pequena cidade de Lytton. No Norte da Europa as cheias dos rios provocaram alagamentos nunca vistos na Alemanha e Áustria. As temperaturas próximas a 2022 estão totalmente diferentes dos últimos anos.

Os desastres naturais vêm se acentuando a cada estação. Todo o hemisfério Norte experimentou recordes de calor. Na Itália os termômetros marcaram temperaturas acima dos 40 graus em muitas regiões. Centenas de vidas foram perdidas apenas nas enchentes que devastaram parte da Holanda e Luxemburgo. Para os climatologistas esses são os fenômenos mais intensos dos últimos séculos e ameaçam se repetir.

Na memória tsunamis gigantescos no Japão, seguido de deslizamento de terras devastaram regiões como Shizuoka. No Iraque as temperaturas ultrapassaram a marca dos 50 graus centígrados, derretendo objetos de plásticos, dos automóveis e gerando colapso no abastecimento de energia elétrica e levando muitos à morte. Nos Estados Unidos a tempestade Elsa fez estragos. Também nos EUA uma onda de calor, sem precedente, ceifou vidas na região do Pacífico e em locais, antes frio como Seattle. Lugares como Nova York, Filadélfia e Boston estiveram sob forte ondas de calor, afetando mais de 40 milhões de americanos.

Na África a seca e as intensas ondas de calor, vem registrando marcas também histórica. Na Índia os efeitos de calor, seguidos de enchentes nunca vistas também demonstram que a Terra está entrando num ciclo de mudança do clima que pode afetar todos indistintamente. Na Grécia os incêndios, que nomearam o verão do pesadelo vem varrendo, sem controle, pequenas cidades, nas ilhas próximas a Atenas, numa situação que tem aterrorizado os moradores e turistas.

Na realidade não existe hoje lugar algum nesse planeta que não esteja experimentando condições climáticas extremas, o que só reforça o que há muito vem alertando os cientistas sobre o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera, motivados, exclusivamente pela ação humana.      Alguns pesquisadores afirmam que a Terra já aqueceu mais de 1,2 graus centígrados desde o início da era industrial, sendo que as temperaturas seguirão subindo cada vez mais, até alcanças níveis de catástrofes globais com a morte de centenas de milhões de pessoas. Segundo o painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), ligado à ONU, caso não cessem as atividades humanas que produzem o efeito estufa, o futuro será inclemente para todos e poderá abolir a vida sobre todo o planeta até mesmo antes do que se espera.

 

A frase que foi pronunciada:

“O problema da realidade é que os desastres como o do efeito estufa ou disfunção do ciclo hidrológico e a perda da diversidade biológica não são violentos. São, pelo contrário, relativamente lentos e por isso a sociedade prefere ignorá-los, assumindo que o problema é de outros ou quiçá acreditando que se resolverão sós.”

Marc Dourojean

 

O outro lado

Acesse o link para o webinar General Villas Boas. Nomes destacados de pensadores e fazedores de um Brasil melhor. Mediado pelo jornalista Alexandre Garcia, a todo foram 9 dias de debates que trataram um outro lado da história indígena, fundiária, socioeconômica e produtiva, de exploração e sustentabilidade, geopolítica e cultural da Amazônia.

 

Contraste

A cada ano se intensifica a campanha para a eliminação dos fogos de artifício em festas. Não só pelos animais, mas principalmente pelos idosos, acamados e autistas. É a alegria se contrapondo ao sofrimento.

 

Prata da Casa

Nesse ano, foram 131 mil cartinhas distribuídas pelos Correios e adotadas por padrinhos. Em vários estados do Brasil crianças e Papai Noel viveram momentos mágicos. Essa foi uma iniciativa dos funcionários dos Correios. Eram tantas as cartinhas endereçadas ao Papai Noel que resolveram lançar a campanha de adoção dos pedidos. O sucesso é emocionante.

 

Retrospectiva

Por falar em Correios, leia o balanço de 2021. Desde as plataformas digitais modernizadas à participação na logística do Enem. Do leilão de refugos postais até o recorde de postagens. Os Correios souberam realmente se renovar com a chegada da tecnologia.

 

História de Brasília

Os funcionários da Câmara que residem nas casas da Caixa Econômica receberam a informação de que a partir de julho do próximo ano passarão a pagar Cr$ 22.600,00 de aluguel, sendo que atualmente pagam oito mil cruzeiros. Vale lembrar, no caso, que os funcionários da Novacap que compraram as casas do mesmo tipo pagam, por mês, Cr$ 14.195,00 de prestação. (Publicado em 16.12.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin