Mobilidade urbana

Publicado em ÍNTEGRA

DESDE 1960 »

aricunha@dabr.com.br

com Circe Cunha e MAMFIL

No caso do Plano Piloto, somente a crise financeira pode explicar por que ainda não foi implantado um transporte leve sobre trilhos, percorrendo toda a extensão Sul e Norte, com ramificações pelas L2 e W3. Enquanto a solução definitiva, que outros países já conhecem há quase um século, não vem, as vans piratas e toda uma modalidade terceiromundista de transportes voltam a ocupar, de modo extensivo e permanente, as lacunas deixadas pelo poder público. Obviamente, essa é uma modalidade danosa para todos os que precisam se deslocar por longas distâncias.

Além de caros, os transportes clandestinos colocam diariamente em risco a vida de passageiros e demais motoristas. Nas cidades do Entorno, esse tipo de transporte já é maioria presente nas ruas, principalmente nas horas de pico e durante as constantes greves no sistema público.

Na verdade, o transporte pirata das vans nunca deixou de existir. Houve uma retração, durante um curto espaço de tempo, mas sempre atuou, principalmente nas áreas mais carentes. Quem precisa, submete-se, e, na falta de algo melhor à mão, até aprova o serviço. Também as paradas de ônibus, muitas ainda improvisadas, carecem há anos de uma repaginação completa para adequá-las ao novo volume de passageiros, que cresce a cada dia.

» A frase que não foi pronunciada

“Se a gestão brasileira administrar o deserto do Saara, em 5 anos faltará areia”

Milton Friedman, no Liberzone

Pauteiro

» Se quiser falar de uma notícia diferente, observe os shoppings. Eles obrigam as lojas a abrir em horários que fogem às regras celetistas, onerando em demasia a folha de pagamento do empresário e sacrificando os trabalhadores. Nem o sindicato dos trabalhadores impede a prática. Quando avocarem a crise, daí a resignação do lado mais fraco da corda interrompe o assunto.

Quimera periclinal

» UnB 703. Esse é um tipo de mandioca desenvolvido pela Universidade de Brasília que pesa 20 quilos. O professor Nagib Nassar nos mostrou a foto, cheio de orgulho.

Novos nomes

» Senado aprova Luiz Felipe Mendonça para a missão do Vaticano, Maria Laura da Rocha para a embaixada do Brasil na Hungria e Luís Cláudio Villafañe para a Nicarágua.

Jovens senadores

» Em 16 de junho, seria aniversário de Ariano Suassuna. A meninada que participa do programa Jovem Senador sugere à instituição a data como Dia Nacional de Combate ao Preconceito. O grupo propõe que esse tipo de crime seja inafiançável.

Salmo 91

» Era pequeno, quando acompanhava a mãe, Débora Arruda Penha Soares, durante os ensaios do Coro Sinfônico da UnB. Hoje, Artur Soares é compositor de alta estirpe. O certo é que os coralistas estão se empenhando ao máximo para seguir as notas da brilhante composição.

Vale

» Espetáculo urgente no CCBB. Dois minutos para passar toda uma vida. De quinta a sábado, às 20h, e no domingo, às19h, até 11 de dezembro.

» História de Brasília

O espírito guanabarino conta que um psicanalista inglês examinou o sr. Jânio Quadros durante várias horas. Depois veio o laudo: o paciente está completamente são. Mandem-me, agora, os seis milhões de eleitores brasileiros… (Publicado em 19/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin