Lorotas lulistas

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960 »

jornalista_aricunha@outlook.com

MAMFIL com Circe Cunha

Em tempo de confissões inconfessáveis, a estratégia mais eficaz, que tem sido adotada por todos os arrolados nas denúncias de crimes, é a de acusar outras pessoas ao redor, criando, além de uma confusão generalizada, a falsa ideia de que todos são igualmente culpados e, portanto, passíveis de indulgência. A ideia central é fazer crer que, naturalmente, se formou, entre os poderes Legislativo e Executivo, uma espécie de Torre de Babel, onde ninguém mais se entendia e cada um acabou por induzir o outro ao erro, levando todos a cometerem falhas e deslizes primários.Empresários foram seduzidos por políticos, que, por sua vez, foram seduzidos por empresários, num desarranjo que acabou, acidentalmente, por drenar bilhões de reais dos cofres públicos, depois, displicentemente, distribuídos entre eles e branqueados pelos tribunais eleitorais. De dedos em riste, miram todos uns aos outros e, não raro, até ao juiz.A aprovação, pelos políticos enrolados, da Lei de Abuso de Autoridade é, de longe e até agora, a mais cristalina confissão dos crimes cometidos. Antigamente, era costume dizer que quem tem que se explicar está errado na saída. Dessa forma, quem tem muito que explicar muito implicado está. Lula fez seu pronunciamento, em forma de entrevista ao SBT, para explicar o inexplicável.

Chega a ser dolorido ter que assistir a um ex-presidente, a quem milhões confiaram cegamente e a quem o destino entregou a gigantesca missão de redimir o país, ter que esclarecer que não é dono do tríplex nem do sítio que mandou as empreiteiras reformarem, a peso de ouro, para si e sua família. Para não fugir à tática comum a todos, acusou o Ministério Público de ter mentido. “Se eles mentiram e não têm como sair da mentira, o problema é deles, e não meu”, afirmou Lula.Pelo que se conhece, essa é primeira vez na história republicana que um presidente tem que vir a público para dar explicações constrangedoras sobre sua conduta ética. Para quem conhece o ex-presidente de perto, esse é apenas o desdobramento natural de um comportamento persistente desde os tempos de sindicalista. “Lula, dizem, sempre levou vantagem em tudo, até nas pequenas negociações feitas entre patrões e empregados no ABC.”Esperto como sempre, Lula usou o alcance da emissora de Sílvio Santos para, no melhor estilo palanqueiro, reforçar a tese de que as acusações do Ministério Público fazem parte de um grande complô para tirá-lo da disputa em 2018. “Eu vou ter condições jurídicas de ser candidato, porque não há nenhuma razão jurídica para evitar que eu seja candidato.” Aí seria melhor eles terem coragem de dizer o seguinte: “Olha, vamos dar o segundo golpe nesse país e não haverá eleições em 2018”, afirmou o prestidigitador político de Garanhuns.

A frase que foi pronunciada

“Aqui se paga, aqui se faz!”

Conversa entre político e empreiteiro

Instigante
Quem estava perto dos índios no Congresso viu cenas pitorescas. Barbados de punho fechado defendendo os silvícolas e índios com celular assistindo tudo de uma Hylux. Há muitas entrelinhas nessas cenas.

Aprova já!
Um projeto que o governador e a população de Brasília aguarda ser votado trata da definição de critérios de medição do desempenho funcional do servidor público. O que se pretende é estabelecer regras claras para atender o que a Lei Orgânica determina e estimular o melhor desempenho do serviço público e, consequentemente, a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população. Pergunta que não quer calar: O serviço público é composto por agente público e servidor, certo?

Bravo!
Nossa Luisa Francesconi continua brilhando. Dessa vez, na Argentina. “Inciranazione di Poppea”, no Teatro Coliseo. Sucesso de sempre.

Arrepios
Por falar em música, um estudo da Universidade de Harvard examina o cérebro de pessoas que se arrepiam com música. Só a metade da população tem essa capacidade. O trabalho científico de Matthew Sachs foi publicado em entrevista no The Guardian dada ao repórter Ian Sample.

História de Brasília
O ministro Gabriel Passos precisa ser esclarecido quanto ao que está acontecendo no seu ministério. A mudança para a Asa Norte do Ministério das Minas e Energia não deve se realizar, porque seria o desvirtuamento do Plano Piloto.(Publicado em 27/09/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin