Ministério da Hemera

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960 »

jornalista_aricunha@outlook.com

MAMFIL com Circe Cunha

Na sequência ininterrupta de escândalos protagonizada por integrantes da Câmara Legislativa (CLDF), desde sua criação, vão se tornando rotina também as operações de busca e apreensão feitas pela polícia e por membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) nas dependências daquela Casa.

A população já nem se surpreende mais com essas batidas. Desmoralizada e sem a credibilidade da população informada e atenta, a CLDF prossegue, a cada ano e por conta própria, cavando e ampliando a fossa que a separa dos brasilienses. Com isso, aumenta a certeza de muitos de que essa instituição representa, além de enorme e dispendioso estorvo para gestão pública, uma instância que cuida, sobretudo, dos interesses dos próprios deputados.

Escudados na ideia de que é impossível exercer a democracia sem a participação de personagens desse quilate e de seus núcleos políticos, o que eles têm conseguido de fato é constranger os cidadãos ao perpetuar seus desmandos e cometer crimes continuados de toda ordem. Servindo-se ainda do famigerado instituto de foro privilegiado, Suas Excelências têm abusado, além da conta, da paciência da sociedade. Essa mesma sociedade que lhes garantiu o voto, é bom lembrar.

A frase que foi pronunciada
“O Brasil é a república do cinismo!”
Reginaldo Marinho, cientista

Muito triste
» Dia do Perdão foi sancionado pela Presidência. Keiko Ota perdoou o sequestrador e assassino do filho de 8 anos. A senadora Simone Tebet declarou que a lei incentiva a solidariedade e a irmandade. Parece mais fácil para as autoridades contar com o perdão das vítimas do que instituir política pública efetiva e eficiente que resgate essa população vulnerável que não encontra alternativa oferecida pelo Estado, senão o crime.

O preço
» Se a greve fosse realmente para protestar contra o governo, teria sido organizada para o Dia do Trabalhador. O fato é que instituíram um dia a menos de trabalho, já que ninguém de livre e espontânea vontade sairia de casa para servir de massa de manobra. Passagem e alimentação de graça foram um estímulo a mais.

Outro lado
» Chegar a ponto de impedir passageiros de embarcar nos aeroportos despertou diferentes reações. Ao lado dos revoltados estavam as agrônomas Sandra Ferrer e Sirlene Morais. Elas aguardavam calmamente o desenrolar dos fatos e afirmaram que os grevistas agiam para defender os interesses da população, por isso, se precisassem passar mais um dia no aeroporto, ficariam de bom grado.

Humor
Meu irmão, já sobrevivemos a Garotinho, Rosinha, Cesar Maia, Conde, Dudu Paes. Se rolar um apocalipse nuclear, só sobra barata e carioca! De Raphael Pavan.

Sem vencimentos
» Por falar nisso, 200 mil servidores,entre ativos, aposentados e pensionistas, estão sem salário no Rio de Janeiro e 5 mil bolsistas da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) estão sem receber desde fevereiro.

Interatividade
» Senado cumpre importante papel perante a sociedade com a criação do portal de Educação Legislativa. Os cursos são gratuitos, on-line e disponíveis aos cidadãos. A coordenadora de Capacitação, Treinamento e Ensino do Instituto Legislativo Brasileiro, Simone Dourado, diz que é preciso aproximar cada vez mais o público dos serviços oferecidos pela Casa.

História de Brasília

Para o público, temos a informar isto: o prédio para onde se mudaria o Ministério é de propriedade da Comissão do Vale do Rio Doce, que é subordinada ao Ministério das Minas e Energia. (Publicado em 27/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin