Decadência

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com

com Mamfil e Circe Cunha

 

Na terça-feira, o assassinato brutal da servidora Maria Vanessa, 55 anos, na SQN 408, trouxe, mais uma vez, à tona a questão da insegurança nas quadras residenciais do Plano Piloto. Nesse caso específico, o crime aguardava apenas a hora e os sujeitos para acontecer. Em situações idênticas, com tantos fatores concorrendo para o desfecho do fato, espera-se apenas saber quem vai ser a próxima vítima.

Da mesma forma, permanecendo as mesmas condições, outros crimes de igual impacto virão a qualquer momento. Enquanto as autoridades continuarem surdas aos insistentes apelos feitos diuturnamente pelos moradores daquela quadra, novos episódios de violência ocorrerão. Enquanto não forem adotadas medidas urgentes para deter o consumo e a venda desenfreada de drogas naquela região, rotineiramente denunciados pelos moradores, não haverá sossego nem paz.

Muitos moradores confessam que, quando a noite cai, o pavor de sair do apartamento para dar uma volta pela quadra é tamanho que o melhor é ficar dentro de casa. Nas madrugadas, as discussões e brigas violentas se repetem. Para os moradores, ficou a certeza de que não adianta acionar a polícia. Ela quase nunca aparece, uma vez que apelos semelhantes são feitos a cada minuto por moradores desesperados, principalmente aqueles que habitam nas cercanias de bares e biroscas.

Amedrontados e presos dentro de casa, os moradores daquela quadra assistem, desanimados, à transformação do endereço em um lugar perigoso para si e sua família. Uma das consequências desse abandono e insegurança é que os imóveis têm perdido a cada dia o valor de venda. Transformada em lugar seguro para o consumo de drogas, de sexo, de bebedeira, além de ser usada como banheiro público, a SQN 408, que, no passado, era um endereço tranquilo, próxima à Universidade de Brasília e, por isso mesmo, escolhida como morada por diversos estudantes, foi transformada no que é hoje: manchete de caso policial.

A região, como outras da cidade, ilhadas por bares e botecos de gosto e frequentadores duvidosos, caminha para se tornar mais um lugar onde a violência e o abandono estabeleceram morada fixa. Pior, com a anuência das autoridades. Solução para esse caso específico há. As autoridades e os moradores sabem muito bem o que fazer. Infelizmente, as providências corretas ainda não foram adotadas porque tragédia semelhante ainda não ocorreu com algum figurão da República. Mas ocorrerá. Não tenham dúvidas

 

A frase que foi pronunciada:

“Como a luz numa masmorra faz visível todo o seu horror, assim a sabedoria manifesta ao homem todos os defeitos e imperfeições da sua natureza.”

Marques de Maricá

 

Cientista

» Um braço da USP se estende até Montenegro, a 250 km de Rondônia. O infectologista Luís Marcelo Aranha Camargo foi o precursor dos estudos e obteve o apoio da universidade para instalar o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB5) para realizar atendimentos e pesquisas sobre doenças tropicais.

 

Ação

» Partiu do senador Ricardo Ferraço um requerimento que pede voto de censura ao presidente do país, Nicolás Maduro. A democracia deve ser respeitada conforme tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

 

Saída

» Multiplicam-se as clínicas médicas por todas as regiões administrativas, com preços mais acessíveis. Razão: a falta de atendimento nos hospitais públicos.

 

Cenário (ainda)

» Em pauta, o desemprego. Debaixo de um bloco, três rapazes conversavam. Um, formado em administração, só conseguiu lugar como corretor de imóveis. Outro, formado em marketing, trabalha em uma gráfica. O caçula da turma fala três idiomas, é formado em relações internacionais, está sem emprego e estuda para concurso.

 

Unanimidade

» Aprovado o projeto do senador Cássio Cunha Lima que permite a penalização de juízes que violem direitos ou prerrogativas de advogados. Para Jacques Veloso de Melo, a aprovação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) “garantirá ao profissional da advocacia que o exercício da defesa do direito seja respeitado e realizado com todos recursos e instrumentos garantidos em lei”.

 

Para os gênios!

» Da Amazônia à Mata Atlântica, passando pelo cerrado, são inúmeras as oportunidades para tecnologias digitais que podem revolucionar o campo. Se você é estudante e gosta de desafios, conheça os temas do Hackathon Acadêmico Embrapa 2017. As inscrições estão abertas e os eventos acontecem simultaneamente em seis cidades brasileiras. Monte seu time e participe!

 

Exibição

» Novamente a calourada da UnB com consequências indesejáveis. Desta vez foi em um bar entre a 408/409 Norte, quando um rapaz resolveu subir em um semáforo e depois do exibicionismo despencou. A cena foi gravada. A garotada gritava: Cai, cai, cai. Foi o que aconteceu.

 

História de Brasília

Na Superquadra 208 Sul, a administração fez calçadas, para que, nas próximas chuvas, os moradores estejam resguardados da lama. Mas não adiantou nada, porque os próprios moradores estão destruindo essas calçadas, passando carros por cima. (Publicada em 3/10/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin