Brasília, Brasília

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

aricunha@dabr.com.br

com Circe Cunha // circecunha.df@dabr.com.br

José Aparecido, ex-governador de Brasília no período 1985-988, talvez tenha sido, dos administradores da capital, aquele que mais percebeu as sutilezas e a complexidade simples e clara apresentadas no projeto de Lucio Costa. Tanto entendeu que levou a cabo na sua gestão a inserção da cidade como patrimônio cultural da humanidade. Foi dele também a iniciativa de convidar o famoso urbanista para visitar a cidade, um quarto de século depois de construída, para colher, diretamente do criador, alguns subsídios para possível adequação aos novos desafios urbanos que se impunham à época.

É dessa fase o documento intitulado Brasília revisitada, no qual Lucio Costa detalha, no seu estilo límpido, não só as razões que levaram a tomada de partido (escolha ou opção por um determinado desenho), bem como as variáveis e possibilidades para o crescimento e expansão da cidade sem ferir os princípios que a nortearam.

O problema com acréscimo de elementos extemporâneos a um objeto clássico, no caso modernista, é que a inserção de uma única unidade pode macular todo o conjunto, pondo a perder uma obra por completo. Seria o mesmo que agregar uma roupa mais moderna ou um corte de cabelo mais atual à Monalisa, de Leonardo da Vinci.

Em Brasília revisitada, Lucio Costa traçou de próprio punho as possibilidades que visualizava para a expansão da capital, não sem antes fazer uma crítica educada e oportuna àqueles que se consideram muito moderninhos e avant garde.

Naquela ocasião, escreveu: “Refiro-me aos empreendedores imobiliários interessados em adensar a cidade com o recurso habitual do aumento de gabaritos; e aos arquitetos e urbanistas que, reputando ‘ultrapassados’ os princípios que informaram a concepção da nova capital e a sua intrínseca disciplina arquitetônica, gostariam também de romper o princípio dos gabaritos preestabelecidos, gostariam de jogar com alturas diferentes nas superquadras, aspirando fazer de Brasília uma cidade de feição mais caprichosa, concentrada e dinâmica, ao gosto das experiências agora em voga pelo mundo; gostariam, em suma, que a cidade não fosse o que é, e sim outra coisa”.

De fato, ao que se assiste desde que a capital foi emancipada politicamente foi que o inchaço demográfico, decorrente que uma política de atrair pessoas em troca de votos, provocou uma supervalorização nos preços das terras urbanas —  o que, por sua vez, atiçou a cobiça de especuladores imobiliários ambiciosos. É dessa junção nefasta entre políticos espertos e empreendedores gananciosos que a cidade vem sendo comida pelas beiradas, infestada por puxadinhos horrendos, como um bigode rabiscado sobre o rosto enigmático da Monalisa.

 

A frase que foi pronunciada

“É fácil avaliar o juízo ou a capacidade de qualquer homem quando se sabe o que ele mais ambiciona.”

Marquês de Maricá

 

Respeito

Totalmente humanizado o atendimento no Centro Brasileiro da Visão, na L2 Sul. Respeito ao paciente, e uma raridade: horário marcado e cumprido. As instalações limpas e agradáveis. A gestão diretora e a qualidade do corpo médico mostram uma administração impecável. Dr. Marcos Ávila e equipe lutaram para alcançar esse nível, tanto de atendimento quanto de serviço. A população de Brasília agradece.

 

Mente brilhante

Se a pessoa é correntista da agência bancária há mais de 24 anos, se está com o crachá funcional e a agência é no órgão público em  que trabalha, se todos os dados são de fácil conferência, se a Justiça reconhece um documento autenticado como original, e se o banco diz que “É mais você!”, a dúvida do leitor é a seguinte: Por que negar o atendimento para quem porta um documento de identificação autenticado?

 

Mais essa

Receita Federal aumenta a burocracia para a chegada de material científico-tecnológico. Se o parlamento não agir, a tributação sobre equipamentos científicos será uma âncora no desenvolvimento principalmente das atividades universitárias.

 

Discurso

O Diário do Nordeste assinala o transcurso do 50º aniversário de instalação do distrito industrial de Maracanaú, no Ceará, cuja implantação ocorreu no governo Virgílio Távora, quando Mauro Benevides exerceu a Presidência do Poder Legislativo cearense, aprovando as medidas preliminares de ampla ressonância da iniciativa. O resultado foi o desenvolvimento da economia regional, com maior geração de empregos.

 

História de Brasília

Entre os presentes ao local de desembarque, estavam muitos deputados que votaram a favor da emenda parlamentarista, e votariam, se fosse ocaso, o impedimento do sr. João Goulart. (Publicado em 6/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin