As manifestações populares passadas poderão dar o tom das próximas eleições?

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com;

com Circe Cunha e Mamfil

Foto: clippsocioambiental.blogspot.com.br
Foto: clippsocioambiental.blogspot.com.br

        No dia 15 de março serão exatos 3 anos da maior manifestação popular de toda a história do país, quando, em 239 cidades espalhadas pelo Brasil afora, milhões de brasileiros saíram espontaneamente às ruas para protestar contra a corrupção e mais precisamente contra boa parte da classe política envolvida em denúncias de desvios de dinheiro público.

          Os protestos tinham destinatário certo e miravam objetivamente a elite dirigente do país, que por séculos vinha se revezando no poder com o único intuito de enriquecimento rápido e fácil. Nenhum outro acontecimento do passado jamais contou com tamanha adesão livre da população e, de certo que, nenhum outro no futuro será capaz de promover as transformações necessárias que a nação há muito reclama.

        É fato de que esse tipo de mega evento não possuiu o condão de sensibilizar aqueles que ainda acreditam que tudo irá permanecer como antes. Contam para isso, com o providencial espírito de corpo de seus iguais, instalados nos mais variados postos de comando do Estado.

          Mesmo esses últimos bastiões de resistência, encontram-se hoje cercados pela vigilância da sociedade. Uma vez removidos, as odiosas muralhas do foro de prerrogativa, com a ascendência definitiva do Artigo 5º da Constituição, restará vencida a derradeira batalha, com a afirmação final de que todos são iguais perante a lei.

Charge: blogs.odiario.com
Charge: blogs.odiario.com

       O ponto de inflexão, ou o dobrar da esquina, pode estar mais perto do que se imagina e estará visível já nas próximas eleições. Para muitos, será exatamente na “troca da guarda”, marcada para 7 de outubro próximo, que será dado o sinal para o nascimento de um novo Brasil, com o afastamento definitivo do “ancien régime”.

      Para alguns observadores atentos da cena nacional, essa situação, experimentada agora pelos brasileiros, se reveste de uma importância maior do que a própria redemocratização ocorrida a 30 anos atrás. Naquela ocasião, muitos brasileiros sabiam exatamente o que não queriam mais para o país, mas ignoravam ainda, e por completo, o que desejavam para o futuro.

        Com a Constituição de 1988, acenderam-se algumas tochas a iluminar possíveis rumos a seguir, mas que, por conjunturas específicas, principalmente com reagrupamento de forças políticas do passado em torno dos novos governos que formaram, essas aspirações ficaram a meio caminho, como uma miragem no deserto. Tão ou mais importante do que a própria Constituição, para a mudança de eixo reclamada pela sociedade, foi a confecção, por iniciativa popular, da Lei da Ficha Limpa, capitaneada pelo juiz Márlon Reis entre outros juristas e avalizada por cerca de 1,6 milhão de assinaturas.

         A questão que se põe agora é saber até que ponto as manifestações populares terão efeito sobre as eleições que se avizinham. Por certo, o efeito deletério da população nas ruas, contra a corrupção, pela ética pública e sobretudo pelo fim da impunidade, ainda poderá abalar as próximas eleições, trazendo um vento novo. O problema aqui é que os ventos da mudança parecem ainda não fazer tremular as bandeiras hasteadas nos tribunais superiores.

     Nas redes sociais, contudo, aumenta o clamor pela convocação de todos para que não votem em nenhum representante do passado. Ciente dessa possibilidade, os partidos com assento no parlamento se anteciparam e fizeram uma espécie de reajustamento político sob o disfarce de reforma, da qual resultou, sobretudo, na injeção de R$ 1,7 bilhão de recursos públicos, para o azeitamento das máquinas partidárias, com vistas ao próximo pleito.

Charge: paduacampos.com.br
Charge: paduacampos.com.br

         Essa manobra fez ver a todos, que mantém os olhos abertos, que está no seio dos próprios partidos, o principal movimento de contrarreforma e de perenização do status quo, do qual a maioria das siglas depende, desesperadamente, para sobreviver.

        Num país imenso e desigual como o Brasil, é certo que as forças do atraso irão investir tudo na captação de apoio entre aqueles grupos mais desfavorecidos e consequentemente mais desinformados, de onde esperam angariar respaldo nas urnas.

         A reedição do antigo voto de cabresto, sob roupagem moderna, não está descartada como estratégia final. Nesse jogo que se aproxima, mais do que votar, os eleitores irão à caça dos candidatos que querem ver, não no comando dos destinos do país, mas deixados no limbo da história ou até mesmo atrás das grades. O fato mostrado nas manifestações e nas mídias sociais é que a maioria dos políticos, que aí está ou esteve até recentemente, não possui o respaldo daqueles milhões de brasileiros que saíram às ruas em busca de um novo país.

A frase que foi pronunciada:

“A civilização é a longa e fascinante história da libertação do homem. A liberdade é o roteiro da civilização. Toda invenção é triunfo da libertação humana. Com a roda, o homem começou a libertar-se do espaço e do tempo; com a agricultura, do nomadismo e da fome; com a medicina, da doença; com a casa, a roupa e o fogo, das intempéries, do frio e das feras; com a escola, da ignorância; com a sociedade, da solidão; com a Imprensa, o rádio e a televisão, da desinformação; com a democracia, dos tiranos.”

ULYSSES GUIMARÃES

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

O nosso próximo vizinho no Setor Gráfico será o grupo “Manchete”. A preocupação do Murilo Melo Filho subindo e descendo escadas da Prefeitura, com plantas debaixo do braço, está se transformando em um belo estabelecimento gráfico. (Publicado em 13.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin