Caetano e filhos
caetano e filhos Créditos: Divulgação/Patrícia Lino Caetano Veloso e filhos

Brasília reverencia os Veloso em show de Caetano e filhos

Publicado em Música

Show de Caetano e filhos lotou o auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães no último sábado e recebeu total aprovação do público.

Caetano Veloso fez o que dele se esperava, no show ao lado dos filhos, sábado no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Como protagonista, o eterno tropicalista emocionou o público, que superlotou o espaço, ao interpretar canções que estão na memória afetiva; mas trouxe de volta algumas que há muito tempo não cantava em público.

Caetano Veloso
Créditos: Divulgação/Patrícia Lino

Foi puro deleite ouvi-lo interpretar a marchinha pré-tropicalista Alegria alegria, que o fez conhecido nacionalmente, ao participar do Festival da Record, em 1967; A tua presença morena, Gente, Trem das cores e Oração ao tempo. Em Força estranha os espectadores fizeram coro com ele.

O cantor e compositor baiano dedicou o Caetano Moreno Zeca Tom Veloso — nome do espetáculo — “às mães dos meus filhos”, e as homenageou ao cantar Ela e eu para Dedé Gadelha (mãe de Moreno) e Não me arrependo para Paula Livingne (mãe de Zeca e Tom).

Dona Canô, a matriarca dos Veloso foi reverenciada com Ofertório. “Nunca fui ligado a religião, cheguei a ser anti-religião, mas a pedido de Mabel, a mais católica da família, compus esse tema para a missa em comemoração aos 90 anos de minha mãe”, revelou.

Quando alguém da plateia gritou “Caetano, que família linda”, ele esboçou um sorriso. Antes, orgulhoso, havia apresentado os rebentos, com quem dividiu a cena. Cada um, com seu estilo e característica, exibiu inegável talento. Todos participaram ativamente do show, cantando, tocando instrumentos diversos e fazendo vocal.

Moreno
Moreno usou um prato no samba How beatiful could a being be (Créditos: Divulgação/Patrícia Lino)

O bem comportado Moreno, mostrou músicas representativas do seu trabalho, entre elas a seminal Um canto de afoxé para o bloco do Ilê, que compôs quando tinha 9 anos de idade; e o samba de roda How beautiful could a being be, em que tocou prato, com direito à coreografia — , compartilhada pelo pai.

Zeca Veloso
Zeca Veloso cantou músicas autorais como Todo homem. Créditos: Divulgação/Patrícia Lino

Um tanto quanto discreto, Zeca conquistou os ouvintes pelo carisma e o falsete usado, por exemplo, na autoral Todo homem. Descontraído, Tom (ele calçava sandália havaiana), que traz traços de Caetano, usou a voz pequena, mas afinada em Clarão e Um só lugar, e dançou funk no embalo de Alexandrino.

Tom Veloso
Tom dançou funk ao som de Alexandrino. Créditos: Divulgação/Patrícia Lino

Recepção para Caetano depois do show

Caetano Veloso
Pude levar meu exemplar da nova edição de Verdade tropical para Caetano assinar. Crédito: Humberto Macedo

Depois do show (que tinha cenário assinado por Hélio Eichbauer), Caetano, Paula, Moreno e Zeca foram recepcionados pelo arquiteto Humberto Macedo e pelo diretor do Jardim Botânico, Jeanitto Gentilini, na QI 28 de Lago Sul. Lá, reencontraram amigos baianos e brasilienses e também Marina Silva, pré-candidata da Rede à presidência da República e o senador Randolfe Rodrigues. Em rodas que se formaram ouviu-se comentários sobre o show, o momento político e trivialidades.

Ao Correio, Caetano disse que o DVD gravado em novembro no Teatro Net, em São Paulo, está sendo editado cuidadosamente. O lançamento deve ocorrer entre março e abril de 2018. Enquanto isso, a turnê do Caetano Moreno Zeca e Tom Veloso prossegue durante o verão por outras capitais brasileiras — inclusive Salvador. Há a possibilidade de ser levada ao exterior, posteriormente.

Single

O próximo single de Caetano será divulgado na quinta-feira (21/12). A canção Todo homem, do filho Zeca, foi a escolhida e será lançada nas plataformas digitais. A música é a primeira revelada do álbum Ofertório, gravado ao vivo em outubro na cidade de São Paulo.