Jaime Ernest Dias
Jaime Ernest Dias Violonista Jaime Ernest Dias. Crédito: Debora Amorim/Divulgação. Jaime Ernest Dias

Coluna Sons da Noite: Confira os principais shows de Brasília

Publicado em Sem categoria

Leia a Coluna Sons da Noite publicada em 7 de dezembro no Divirta-se Mais!

Titânica celebração

Os 30 anos do Cabeça dinossauro, álbum icônico dos Titãs, ganha celebração com um documentário cênico, que fica em cartaz de 20 a 30 próximos no Centro Cultural Banco do Brasil. Montagem do coletivo teatral carioca Complexo Duplo, Cabeça — esse é o nome da peça — cria uma ponte entre 1986, ano de lançamento do disco, e os dias atuais, por meio dos temas e das canções em diálogo com histórias pessoais dos atores.

As músicas do Cabeça dinossauro, todas executadas ao vivo e na mesma sequência do LP, são a espinha dorsal do espetáculo. Assim, o público pode curtir clássicos como Família, Polícia, Porrada, Bichos escrotos e Homem primata. Os ingressos começam a ser vendidos a partir de amanhã, às 13h, na bilheteria do CCBB, ou pelo site. Não recomendado para menores de 16 anos.

Eu recomendo

O brasiliense poderá apreciar amanhã, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental) um recital protagonizado por dois virtuosos instrumentistas: o violonista Jaime Ernest Dias e o pianista João Lucas. Nesse encontro, eles passeiam por repertório híbrido, e abordam com novas leituras temas criados por mestres como Bach, Pixinguinha, Sivuca, Jacob do Bandolim e Dominguinhos, além de composições autorais. Não recomendado para menores de 14 anos.

Tropicália vive

Movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular brasileira entre 1967 e 1968, o Tropicalismo ganhou homenagem em Brasília. O grupo formado por Mario Noya, Geraldo Carvalho, Laura Simoni, Tuka Villa-Lobos, Felipe Barão, Alessandra Lalucce e Isabella Pina criou Tropicália aos demais, em que revisitam as criações de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa e Mutantes. O show acontece nos dias 15 e 16, no teatro do Museu Nacional dos Correios (Setor Comercial Sul). Classificação indicativa livre.

Ritmos calientes

Sonora Tropicante, banda liderada pelo cantor colombiano Carlos Bitencourt e que tem em sua formação o pianista venezuelano Eladio Oduber, o percussionista chileno Rodolfo Muños Arraya e o trompetista brasileiro Westonny Rodrigues, é a atração de amanhã, às 21h30, no Figueira da Villa (Acampamento DFL/ Vila Planalto). Nessa apresentação, o grupo promete botar o público para dançar, no embalo de ritmos calientes como salsa, merengue, rumba e bolero. Não recomendado para menores de 18 anos.

Requinte musical

O blues de Marcius Cabral e Cristiano Brito, hoje, às 20h30; e o jazz do trio formado por Rodrigo Salgado (baixo), Misael Silvestre (piano) e Pedro Almeida (bateria), amanhã, no mesmo horário, podem ser curtidos no Casa Madeira Empório e Restaurante (Jardim Botânico). Standards da obra de lendas como Robert Cray, Billie Holiday, Chet Baker, Cole Porter e Charlie Parker estão no repertório dos shows. Classificação indicativa livre.

Tributo roqueiro

Credence Clearwater ganha tributo hoje, às 21h, no Zepelim Burguer (QE 40, Rua 11, Lote 7, Guará 2). Paulo Lopes (voz e guitarra), Sérgio Trappa (baixo), Luciano Amatuzzi (bateria) e Renato Faria (guitarra) revisitam clássicos da histórica banda norte-americana, entre os quais Have you ever seen the rain? Baf Moon, Fortunate son, Green rever e Good Golly Miss Molly. Classificação indicativa livre.

Viola brasiliense

A Casa do Cantador do Brasil, em Ceilândia Sul, recebe hoje a penúltima edição do projeto Violas e Violeiros, criação do Clube do Violeiro Caipira. A partir das 19h vão se apresentar Moisés Mozzer & Luiz Borges, Aparício Ribeiro, Macedo & Mariano e André & Andrade. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.

Fever na Stage

Cover oficial do Aerosmith na América Latina, a paulistana Fever fará show na festa Stage, dia 15, no Arena Futebol Clube. Há 15 anos, Jedai W Rock (vocal), Mario Lenf (baixo), Kadu Sasso (guitarra), Natan Fronza e Paulo Sérgio (bateria) vêm mantendo viva a chama da banda norte-americana no Brasil. Outros destaques da programação da balada são Bon Jovens (Bon Jovi Cover) e o DJ Montana. Não recomendado para menores de 18 anos.