séries maratona

Maratonistas de sofá: Dez séries para fazer maratona no mês de férias

Publicado em Séries

Janeiro é mês de férias para muita gente. Aproveite para colocar as séries em dia com a boa e velha maratona

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

Que tal fazer uma maratona nas férias? Não, o convite não é para uma corrida, mas, sim, para uma verdadeira incursão pelo mundo das séries. Com muita gente de férias, janeiro pode ser aproveitado para colocar em dia as estreias recentes, rever clássicos ou se preparar para a despedida de atrações que nem terminaram e já nos deixaram órfãos. Confira um guia com séries que merecem que você estoure pipoca e só levante do sofá com a temporada assistida!

Em alto mar

O Globoplay, serviço sob demanda da Globo, lançou em novembro Ilha de ferro, série nacional em 12 capítulos escrita por Mauro Wilson e dirigida por Afonso Poyart. Na trama, Dante (Cauã Reymond) é um respeitado petroleiro que trabalha na plataforma B-137. O local está sem comando e todos têm certeza de que o cargo será de Dante.

Todos menos o governo, que designa Julia (Maria Casadevall), filha do recém-empossado ministro de minas e energia, para o cargo. A tensão entre os dois cresce a cada episódio, ainda mais porque, claro, eles se apaixonam.

Para complicar, a vida pessoal de Dante parece um maremoto. Ele é casado com Leona (Sophie Charlotte), mas o relacionamento deles é violento e está na corda bamba. Até que ela confessa a ele que o trai com o irmão dele, Bruno (Klebber Toledo). Dante perde a cabeça e toma uma atitude que o vai fazer carregar um sentimento de culpa até uma grande virada na trama. Claro que você vai ter que assistir para saber o que acontece!

Doutor bom

The good doctor é outro exemplo de série que chegou este ano ao Globoplay e merece a sua atenção. Ela nos apresenta a Shaun Murphy (o simpático e carismático Freddie Highmore), médico residente conceituado hospital San Jose St. Bonaventure. O diferencial desta série para tantas outras que se passam num hospital e com médicos residentes é que Dr. Murphy é autista e paciente de savantismo, o que o leva a ter uma memória surpreendente.

Melendez é um dos médicos que duvidam da capacidade de Shaun
Melendez é um dos médicos que duvidam da capacidade de Shaun

A contratação de Murphy está longe de ser um consenso entre os diretores e chefes de setores do hospital. Esse o primeiro desafio de Shaun: driblar o preconceito de profissionais, como o cirurgião Nil Melendez (Nicholas Gonzalez) e o chefe da cirurgia Marcus Andrews (Hill Harper). Ao lado de Shaun estão o presidente do hospital, Aaron Glassman (Richard Schiff), e a médica Claire Browne (Antonia Thomas).

Entre uma picuinha e outra, os médicos salvam pacientes, mas sem deixar quem não tem familiaridade com a medicina sem entender os termos. Fãs de séries médicas e bons melodramas podem separar os lencinhos para assistir a The good doctor.

Entre sereias e mistérios

Nem que seja para matar a curiosidade de ver o brasileiro Marco Pigossi num dos principais papéis de uma série da Netflix, vale a pena se dedicar a Tidelands. Se você é fã das séries de mistério e fantasia, então, aí é prato cheio!

Marco Pigossi se sai bem como Dylan em Tidelands
Foto: Netflix/Divulgação. Marco Pigossi se sai bem como Dylan em Tidelands

Tidelands foi anunciada como uma série sobre o universo das sereias, mas é bem mais que isso. O mistério em torno dos tiderlanders, estranhos seres liderados por Adrielle (Elsa Pataky). Ela precisa juntar as peças de um medalhão deixado pelas sereias para continuar poderosa. Para isso conta com a preciosa ajuda de Dylan, personagem de Pigossi, que é apaixonado por ela.

Contra ela estão os irmãos Augie (Aaron Jakubenko) e Calliope McTeer (Charlotte Best), a Cal, que sai da prisão dez anos depois de ser considerada culpada pela morte do pai, ainda adolescente. O passado deles quatro é um mistério que vai sendo elucidado a cada passo que Tidelands dá, sempre com bons ganchos de um episódio para outro, o que facilita a maratona. Só é bom ter cuidado com algumas cenas violentas. De resto, é só curtir a linda fotografia.

História de obsessão

Crédito: Reprodução/Internet

Lançado no catálogo da Netflix nos últimos dias de 2018, o seriado Você é uma ótima opção para quem gosta de maratonar. Com uma narrativa envolvente, a produção acompanha a história de Joe (Peen Badgley), um jovem gerente de uma livraria que se apaixona de forma doentia pela aspirante a escritora Beck (Elizabeth Lail). A partir daí, ele faz de tudo para se aproximar da menina: a segue, cria situações para encontrá-la e até vai atrás do atual namorado dela, Benji. Tudo isso de forma extremamente obsessiva.

Comparada a Dexter, a série é bastante envolvente ao ter uma trama perturbadora e bastante atual por meio da figura do stalker do protagonista. O elenco também é composto por alguns nomes de sucesso de outras produções: Penn Badgley, de Gossip girl, e Shay Mitchell, de Pretty little liars.

Drama adolescente

Se você esteve entre os “maratonistas” de La casa papel, sensação do ano passado, Elite é a série perfeita para você. Primeiramente porque conta com parte do elenco do seriado sobre o roubo da Casa da Moeda: Miguel Herrán, María Pedraza e Jaime Lorente. Em segundo lugar, por ser uma atração com muito mistério e uma dose de dramalhão, ao melhor estilo La casa de papel.

Marina e Samuel terminam e reatam o namoro várias vezes

Divulgada no ano passado na Netflix, a produção tem foco no dia a dia do colégio Las Encinas, frequentado pelos riquinhos da Espanha, para tentar desvendar um crime que envolve estudantes da escola. O assassinato acontece um tempo depois da entrada de três novos alunos: Samuel (Itzan Escamilla), Christian (Miguel Herrán) e a muçulmana Nadia (Mina El Hammani), que conquistaram uma bolsa de estudos no local após o colégio em que estudavam ter desabado.

Em oito episódios, Elite consegue dosar muito bem tramas paralelas com a principal e debate temas atuais, como homossexualidade e imigração.

Humor afiado

Crédito: Amazon Prime Vídeo

Dos mesmos criadores de Gilmore girls, The marvelous Mrs. Maisel se tornou na queridinha do momento entre as produções de comédia. Disponível na Amazon Prime Vídeo, a trama, que arrebatou alguns Emmys em 2018, retrata a história de Miriam Maisel (Rachel Brosnahan), a Midge, uma mulher que acaba investindo na carreira de stand up comedy para se sustentar após algumas frustrações no casamento, que a levam a se separar.

A produção se passa nos anos 1950 e, por isso, traz uma visão interessante para essa protagonista, uma mulher que tinha o sonho de casar e ter filhos e vê tudo ir por água abaixo. O humor afiado de Amy Sherman-Palladino e Daniel Palladino, criadores da série, também é outro destaque da atração.

Vigilante verde

Atualmente na sétima temporada, Arrow foi a primeira série da DC a arrebatar fãs, depois a empresa apostou em The Flash, Legends of tomorrow e Supergirl. A produção acompanha a história de Oliver Queen (Stephen Amell), um milionário que, cinco anos após ser dado como morto, é resgatado e retorna à cidade natal com o objetivo de ser um vigilante secreto contra o crime.

Arrow pode ser vista na Netflix ou no SBT

A cada temporada, a série avança mais na trama até o momento em que o vigilante se torna de vez no Arqueiro Verde, herói famoso dos quadrinhos. Seis das sete temporadas de Arrow estão disponíveis na Netflix. A Warner Channel exibe atualmente a sétima sequência, com episódios novos sempre aos domingos, às 23h40.

Esquenta para o final

Em abril, a HBO estreia a oitava e última temporada de Game of thrones, trama inspirada na saga de George R.R. Martin, As crônicas de gelo e fogo, que mostra os embates entre as principais famílias no fictício continente de Westeros — Baratheon, Targaryen, Stark e Lannister — para conquistar o Trono de Ferro.

2017. Crédito: Helen Sloan/HBO. Cenas da sétima temporada de Game of Thrones.

Antes do conflito final entre humanos e os caminhantes brancos, que tal rever as temporadas anteriores? Se você ainda não se rendeu à produção, a hora é agora! As sete temporadas da fantasia, que tem muitas reviravoltas e mortes surpreendes, estão disponíveis na HBO GO, plataforma on demand do canal por assinatura. Os episódios preparam a história para o encerramento em 2019.

Vilão do bem?

Se sua ideia é se prender aos clássicos, uma boa pedida é Breaking bad. A atração tem cinco temporadas nas quais acompanhamos a saga de Walter White (Bryan Cranston), uma espécie de anti-herói pelo qual não conseguimos deixar de torcer. Ao descobrir um câncer de pulmão, Walter usa os conhecimentos para produzir metanfetamina e a vender de forma ilegal.

Crédito: Reprodução/Internet. Imagem de Walter White, da série Breaking Bad

A ideia dele não é simplesmente praticar crimes, mas usar o dinheiro para pagar as dívidas hospitalares e dar uma vida confortável à esposa, que começa a série grávida, e ao primogênito, que sofre de paralisia cerebral. É quase um Robin Hood da saúde.

Breaking bad deu cria, originando o spin-off Better call Saul. Além disso, Breaking bad ganhou o Globo de ouro de melhor série dramática e de melhor ator dramático em 2014, além de ter concorrido outras cinco vezes. No Emmy, foram 16 vitórias, entre as quais melhor série de 2013 e 2014.

Amigos para sempre

Clássico que é clássico resiste ao tempo. Assim é o megasucesso Friends, que tem órfãos até hoje por aí. Afinal, não temos porque resistir a Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courteney Cox), Phoebe (Lisa Kudrow), Joey (Matt LeBlanc), Chandler (Matthew Perry) e Ross (David Schwimmer). Sem enredo muito elaborado — talvez seja esse o grande segredo de Friends — a série diverte com simplicidade e competência.

Crédito: Warner Bros/Divulgação. Elenco da série Friends.

Tanto que foram 10 temporadas e um spin-off, Joey, que não deu muito certo, é verdade. O fato é que até a música da abertura desperta a nostalgia em toda uma geração. Receita certa para desestressar depois de um 2018 atribulado.