TST faz série de vídeos sobre o Regimento Interno que pode ajudar na preparação para concurso

Publicado em Concursos

Que tal mais uma forcinha para se preparar para o concurso do Tribunal Superior do Trabalho (TST) ? O órgão lançou no Youtube uma série de vídeos para explicar, de forma clara e objetiva, o regimento interno do Tribunal.

O conteúdo é renovado a cada sexta-feira e até agora, já foram postados três dos 12 vídeos programados. O conteúdo será cobrado na prova do novo certame que oferece 52 vagas  e está com as inscrições abertas até 22 de setembro. Os salários são de até R$ 10.461,90.

O objetivo dos vídeos é explicar temas relativos ao funcionamento do tribunal, tais como a sua organização, a competência da corte e dos órgãos que a compõem e a forma de escolha dos ministros. O conteúdo é também encontrado no regimento interno do TST, nos artigos 1 ao 6 e 58 ao 67, e disponibilizado na descrição do vídeo em formato de pdf.

A coordenadoria de rádio e TV do tribunal, sob a supervisão da Secretaria de comunicação social, é a responsável pela produção dos vídeos, que apresentam linguagem simples e permitem que todos que estejam interessados em saber mais sobre o Judiciário Trabalhista entendam o assunto.

O concurso

O concurso do TST reserva chances para níveis médio e superior. Para analistas judiciários são admitidas inscrições de concorrentes com nível superior em direito (3), tecnologia da informação (2), contabilidade (1) e em qualquer curso de graduação para as áreas administrativa e de taquigrafia. Já para nível médio, há 22 chances para técnico judiciário da área administrativa, duas para segurança judiciária e 17 para programação (que exige curso técnico).

A Fundação Carlos Chagas (FCC) é a banca organizadora da seleção. Para se inscrever é necessário pagar taxas de participação que vão de 80 a R$ 120. As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em 19 de novembro.

Confira o primeiro vídeo da série:

 

O que é a Justiça do Trabalho?

A JT concilia e julga as ações judiciais oriundas das relações de trabalho, além de diversos outros conflitos que nascem em virtude dessa relação. Ela atua nos casos que envolvem direitos, tanto individuais como coletivos.

Quando ela atua?

Quando as relações de trabalho forem regidas pela consolidação das leis de trabalho;

Em relações de trabalhos com estrangeiros e organismos internacionais;

Quando envolve ações de indenização por dano moral ou dano patrimonial decorrentes das relações de trabalho;

Quais são os órgãos que compõem o TST?

Além do Plenário, a Corte se subdivide em oito turmas, uma seção de dissídios coletivos, uma de dissídios individuais que se divide em duas subseções, e um órgão especial.

Também funcionam junto ao Tribunal, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que faz a supervisão administrativa, financeira, orçamentária e patrimonial de toda a Justiça Trabalhista.

O que faz o TST?

Compete ao Tribunal processar, conciliar e julgar causas individuais e trabalhistas que ultrapassem a competência dos Tribunais Regionais do Trabalho.

O TST tem a função de uniformizar as decisões da Justiça do Trabalho por meio de súmulas e orientações jurisprudenciais.

Leia mais: Aprovados dão dicas de como passar no concurso do TST