Três pleonasmos sofisticados

Publicado em português

 Pleonasmo é palavra grega. Lá como cá, mantém o significado. É a redundância de termos, a superabundância. Como sobremesa em excesso, enjoa. É o caso de subir pra cima, descer pra baixo, entrar pra dentro e sair pra fora. Só se entra pra dentro, só se sai pra fora, só se sobe pra cima, só se desce pra baixo. Entrar, sair, subir e descer são suficientes. Dão o recado.

Abusos como esses estão na cara. Outros são malandros. Entre eles, três palavras merecem atenção especial. Uma delas é ainda. Outra: continua. A última: manter. Sozinhas, elas são inocentes como recém-nascidos. O problema é a companhia. Quando as danadinhas se juntam a maus elementos, é um deus nos acuda. Quer ver?

Ainda mais

O programa ainda vai levar mais cinco meses.

O ainda dispensa o mais. E o mais não quer saber do ainda. Fiquemos com um ou outro: O programa ainda vai levar cinco dias. O programa vai levar mais cinco dias.

Ainda continua

Apesar das dificuldades, o diretor ainda continua esperançoso.

Desperdício, não? Continua transmite ideia de continuidade. Ainda também. Os dois juntos dão indigestão. Decida por um deles: Apesar das dificuldades, o diretor continua esperançoso. Apesar das dificuldades, o diretor ainda está esperançoso.

 Manter o mesmo

O técnico vai manter a mesma equipe no jogo decisivo.

Xô, desperdício! Manter só pode ser o mesmo: O técnico vai manter a equipe no jogo decisivo.