Rima na prosa? Xô

Publicado em português

A língua encanta. Harmonias e ritmos seduzem ouvidos e arrebatam corações. Como chegar lá? Não há necessidade de mágicas. Basta usar os recursos do código — organizar as palavras de tal forma que a frase ganhe fluência e ritmo. A melhor pista: ler o texto em voz alta. O que escapa aos olhos grita aos ouvidos.

É o caso do eco. A rima é qualidade da poesia, mas defeito na prosa. A  repetição de sons iguais ou semelhantes pede providências:

  1. Houve confusão na reunião da diretoria. Feito o estrago, não houve como impedir a divulgação do fato. Agora se teme que os sócios exijam a elucidação dos pormenores.   

 Tantos ãos retumbam como trovão. Mesmo em silêncio, saltam aos olhos e ecoam no ouvido interno. Melhor reduzir a presença da dupla barulhenta: Houve tumulto no encontro da diretoria. Feito o estrago, foi impossível evitar a divulgação do fato. Agora se teme que os sócios exijam que se elucidem os pormenores.

    2. O Plano Real acabou com a inflação considerada mortal para o trabalhador.

Nada feito. O ouvido reclama. Vamos ao troca-troca: O Plano Real acabou com a inflação que mata a economia do trabalhador.

   3. O rigor do calor causava mal-estar crescente até nos moradores de Salvador.

Sem eco: O forte calor causava mal-estar crescente até nos moradores da capital baiana.