Quarentena: origem curiosa

Publicado em português

A palavra do momento? É quarentena. O Congresso corre pra aprovar o projeto de lei que permitirá a volta dos brasileiros que estão na China, epicentro do surto do coronavírus. Sem lei, não há como obrigar a pessoa a ficar no isolamento. Ao falar no assunto, um fato chama a atenção. Ele tem a ver com a origem do vocábulo.

Quarentena vem do italiano quarentena. A história nasceu há muito tempo. No século 14, a peste bubônica matou mais de um terço da população da Europa. Na época, pouco se sabia sobre a doença. O governo de Veneza, temendo que o mal viesse do mar, determinou que todas as embarcações ficassem isoladas durante 40 dias antes do desembarque dos passageiros.

Por que 40 dias? Ninguém sabe. Mas há palpites. Uns falam na influência da quaresma — período de 40 dias em que os católicos jejuam e fazem penitências. Outros, nos 40 dias que Jesus passou no deserto antes de ser tentado pelo demônio. Há quem lembre o pós-parto, tempo em que a mãe recebia cuidados especiais durante 40 dias.

O nome pegou. Mas a duração varia. Quarentena, hoje, tem a acepção de isolamento aliado a cuidados. Os brasileiros que voltarão à pátria se submeterão à quarentena de 14 dias.