Demagogo: etimologia

Publicado em português

Demagogo é composto de duas palavras. Uma: demos. Quer dizer povo. A outra: agogós. Significa conduzir. Na terra do Olimpo, a criatura era o chefe de facções populares. Em outras palavras: o líder político.

Na origem, o termo gozava de excelente reputação. Não ofendia ninguém. Dizia-se demagogo como hoje se diz prefeito, governador ou presidente. O polissílabo não tinha conotação depreciativa. Hoje, a coisa mudou de figura. Demagogo virou palavrão. É o político longo nas promessas e curto no cumprimento. Inescrupuloso, mente pra chuchu. Aproveita as aspirações populares para o próprio bem.

Aristóteles o denominava adulador do povo. Nós lhe damos alguns apelidos. Busca-pé é um. Candidato-relâmpago, outro. (Ele aparece, brilha, faz barulho e some.) Vale também copa do mundo. Ou bom filho. O homem volta às bases regularmente. De quatro em quatro anos, bate à porta dos eleitores. Aperta mãos, dá beijinhos e abraços, pega crianças no colo, come sanduíche de mortadela, toma cafezinhos. Depois, bate asas.