Aspas: adeus, dúvidas

Publicado em português

As aspas, urubus do texto, devem ser usadas com parcimônia. Empregue-as obrigatoriamente em:

1. Citação: “A democracia seria o regime ideal se a liberdade solucionasse o problema econômico.” (Júlio Furtado)

2. Declaração literal: O presidente criticou, indignado, o que o deputado chamou de “oportunismo eleitoreiro”.

3. Palavras empregadas em sentido diferente do habitual (em geral com ironia): Os participantes dos arrastões querem “administrar” os bens dos banhistas. O presidente do partido cedeu “cordialmente” alguns de seus segundos para o concorrente.

4. Nome de artigo de jornal, título de matéria, capítulo de livro, poema, crônica, conto e similares: Na matéria “Falta comunicação”, publicadaO conto “Dia da caça”, de Rubem Fonseca, faz parte do livro O cobrador. Conhece o poema “Vou-me embora pra Pasárgada”, de Manuel Bandeira? Li o artigo “A defesa geral do consumidor”, de Marilena Lazzarini.

5. Apelidos, codinomes, alcunhas quando não vulgarizados (use aspas só na primeira referência): Valter Machado, o “Machadão”.

6. Apelido intercalado ao nome próprio: Adílson “Maguila” Rodrigues, Maria das Graças “Xuxa” Menegel.

   6.1. Se o apelido é incorporado oficialmente ao nome, as aspas não têm vez: Luiz Inácio Lula da Silva.

Pontuação

1. Quando a citação não inicia o período, mas o encerra, o ponto fica depois das aspas: Segundo Liberato Póvoa, “vai haver fraude nas eleições”.

2. Se a citação inicia e encerra o parágrafo, o ponto fica dentro das aspas: “Se houver possibilidade de ficarmos juntos no governo, melhor.” Essas palavras…

3. Na hipótese de suspensão de uma frase escrita entre aspas, fecham-se as aspas e abrem-se depois: “A democracia? Vocês sabem o que é?” – perguntou Clemenceau.”O poder dos piolhos de comerem os leões.”  “A democracia”, escreveu Alceu Amoroso Lima, “é regime de convivência, não de exclusão.”

4. Na transcrição de discursos, documentos e similares, abrem-se aspas no começo do texto e fecham-se só no final, não a cada início de parágrafo.

4.1. Se, porém, for acrescentado algum título auxiliar ou intertítulo, fecham-se as aspas antes dele e abrem-se depois.

5. Usam-se aspas simples em citação dentro da citação ou em títulos se necessário.