Ao encontro e de encontro: emprego

Publicado em português

De encontro? Ao encontro? Cuidado! As duas expressões se parecem, mas não se confundem. Uma é o contrário da outra. Trocar as bolas só traz prejuízo.  Quer ver? O amado chega perto da amada. Voz embargada de paixão, sussurra-lhe ao ouvido: “Você veio de encontro aos meus sonhos”. Dita a insânia, só lhe restam duas esperanças. Uma: que a bela seja surda. A outra: que se faça de surda. Afinal, o coração tem razões que a própria razão desconhece. Mas é bom não facilitar. A psicologia amorosa avança dia após dia. Última descoberta: o amor é cego, mas não é surdo. Olho vivo.

De encontro a significa contra, no sentido contrário, em contradição: O carro foi de encontro à árvore. A reforma da Previdência vai de encontro aos interesses dos funcionários públicos. A queda do dólar vai de encontro às expectativas dos exportadores.

Ao encontro de joga em outro time. Quer dizer em favor de, na direção de: O pai caminhou ao encontro do filho. A iniciativa do governo vai ao encontro da necessidade dos sem-teto. A redução no preço da gasolina viria ao encontro do bolso dos consumidores.

Moral da história: parecido não é igual. Mas confunde.