VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

FHC: nunca se roubou tanto em nome de uma causa Na propaganda política do PSDB que foi ao ar nesta terça-feira, o destaque ficou por conta do depoimento claro, dado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sobre a atual conjuntura experimentada pelos brasileiros depois de 13 anos de governo petista.  Quem conhece de perto o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso,  identifica nele um político e intelectual sério, avesso à  polêmicas e discussões inúteis. Por isso, quando se dá ao trabalho de emitir uma avaliação sobre o país, sua opinião é ouvida com atenção. Ao contrário daqueles políticos que jamais descem do palanque e que falam pelos cotovelos e, que por isso mesmo, perdem a credibilidade e angariam antipatias, FHC depois de deixar a presidência da República,  se recolheu tranquilamente a sua rotina e foi cuidar da própria vida, longe dos holofotes. O reconhecimento de que foi a partir do seu governo que o problema endêmico da inflação foi definitivamente solucionado, e que o país ganhou algum fôlego para adentrar na modernidade, não foram suficientes para garantir a paz dos que se retiram da vida pública. Durante os últimos 13 anos, diuturnamente FHC foi atacado por militantes sem identidade, num movimento iconoclasta sem precedentes, no qual nem sua esposa foi poupada.   A máquina de propaganda do governo e mesmo o aparelho do Estado foram usados, sem tréguas, para denegrir a imagem de FHC, sem sucesso. Com a autoridade de quem não só devolveu a dignidade ao país, mas soube nas horas difíceis chamar à razão à todos os políticos que primeiro quiseram usar o processo de impeachment  contra Lula do mensalão e Dilma do Petrolão , FHC sempre se mostrou bem acima do  próprio partido. Por isso quando afirma, com toda razão, que nunca antes se errou tanto e se roubou tanto em nome de uma causa, é porque a situação e o desarranjo do estado foram longe demais.

A frase que não foi pronunciada: “Devo o meu sucesso a ouvir respeitosamente os melhores conselhos e depois fazer o contrário”. Gilbert Chesterton

Mérito Quem sempre apoia as iniciativas das Apaes é a senador Ana Amélia. Ela fez grande esforço para que o Plano Nacional de Educação preservasse o trabalho dessas entidades. É bom que fique registrado.

21 de maio Ministério da Cultura, Unesco e Secretaria de Cultura do Distrito Federal promovem ampla programação para comemorar Dia Mundial da Diversidade Cultural e os 10 anos da Convenção internacional sobre o tema. Hoje, às 19 horas, haverá uma solenidade no Memorial dos Povos Indígenas com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira, a representante adjunta da Unesco, Marlova Noleto, ministros convidados e líderes de grupos representativos da diversidade cultural brasileira.

Resultado A Associação dos Juízes Federais do Brasil e o Ibrajus divulgam o resultado concurso de artigos “Criando Aplicativos para a Agilização da Justiça.” O primeiro lugar foi conquistado por Jonas Coelho de Barros, Luiz Carlos P. R. da Costa e Matheus Augusto Gomes Barreto da Fundação FGV do Rio de Janeiro. A proposta prevê a criação do aplicativo “E-conciliação”, que reúne um conjunto de ferramentas agilizam as conciliações no país, diminuindo o número de processos e tornando a solução do litígio mais rápida.

Prático Imaginem ferramentas que permitam  o acompanhamento do processo de conciliação por teleconferência, sem que as partes precisem sair de casa. Além da praticidade, a economia que a ideia vai proporcionar aos cofres da Justiça será considerável.

Agenda Hoje o Senado vai lançar oficialmente a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Família e Apoio à Vida. Quem preside o grupo é o senador Magno Malta.“Vamos apresentar e dar apoio a todos os projetos de lei que visam ampliar a proteção às nossas crianças e jovens. Existem redes de pedófilos agindo no Brasil e é necessário, inclusive, haver um monitoramento maior disso na internet”, defendeu o senador.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin